
Liniker lançou CAJU como uma “fotografia” do seu novo momento de carreira. Esse registro extrapolou qualquer limitação temporal e se eternizou com a repercussão do disco, que já passou a marca de 300 milhões de plays nas plataformas de áudio. O tamanho da demanda segue crescendo com o anúncio de uma turnê por diversas cidades do Brasil. Agora, a artista chega a São Luís, neste sábado (23), para a apresentação de seu novo repertório na Arena DUX – Espaço Reserva no Shopping da Ilha. Os shows da tour de CAJU são realizados pela BREU ENTERTAINMENT. Os ingressos são limitados e já estão disponíveis em www.duxproducoes.com.br
Com direção musical de Fejuca e direção artística de Liniker, Celso Bernini/Stage e Renan de Andrade, a turnê de CAJU é dividida em quatro atos, são eles: O Sol Interno, com canções como “TUDO” e “VELUDO MARROM”; O Alter Ego com “NEGONA DOS OLHOS TERRÍVEIS”, “PAPO DE EDREDOM” e mais; O Retrogosto, em que Liniker revisita sucessos dos álbuns Indigo Borboleta Anil (2021), Goela Abaixo (2019) e Remonta (2016); e finaliza em tom de Celebração, listando músicas como “FEBRE” e “DEIXA ESTAR”.
A tour passou por São Paulo em três datas com ingressos esgotados em apenas 20 minutos por dia, sendo uma com transmissão ao vivo pelo Multishow e Globoplay; Rio de Janeiro, Curitiba, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e muito mais. Liniker fez um show histórico na Virada Cultural de São Paulo em 2025, reunindo mais de 120 mil pessoas – recorde do evento, no Anhangabaú. Em meio ao sucesso dos shows da CAJU Tour pelo Brasil, o tamanho da demanda extrapolou fronteiras e levou a artista a uma turnê pela Europa.
A cantora e compositora apresentou o repertório de seu segundo disco-solo com shows sold out na Holanda, Irlanda, França, Bélgica e Inglaterra. Além de passar pela Suíça e em Portugal, sendo destaque em festivais como Coala Festival e Primavera Sound Porto. Em julho, Liniker aterrissou nos Estados Unidos para um show gratuito no icônico Lincoln Center, em Nova York. Em outubro retorna a Portugal com a CAJU Tour para shows solo em Lisboa e Porto.
Liniker – Nascida em Araraquara, no interior de São Paulo, Liniker é uma multiartista — cantora, compositora, produtora musical e atriz — que flerta com a arte desde pequena. Ela via a sua mãe e tios em rodas de samba rock, algo que se tornou uma semente que viria a germinar adiante. Estudou na Escola Livre de Teatro, em Santo André, local responsável por despertar nela muitas das suas camadas artísticas.
Liniker ficou conhecida ao disponibilizar na internet o EP Cru (2015), lançado sob a alcunha de Liniker e os Caramelows. De lá pra cá, ela rodou o país e o mundo com turnês, lançou os discos Remonta (2016) e Goela Abaixo (2019) – indicado ao Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa”. Em 2018, Liniker apresentou seus maiores sucessos no programa Tiny Desk, do canal do YouTube da rádio americana NPR.
No ano seguinte, em 2019, ele estreou sua nova música “Presente” no canal alemão COLORS, ampliando sua visibilidade no cenário musical internacional. Ela ainda viveu a protagonista Cassandra, na série “Manhãs de Setembro” (2021), da Prime Video. A atuação resultou com Liniker sendo escolhida pela revista Glamour como game changer na categoria atriz do prêmio Geração Glamour.
No mesmo ano, a cantora lançou seu primeiro disco-solo, Indigo Borboleta Anil, que tem participações de Milton Nascimento, Tássia Reis, DJ Nyack, Tulipa Ruiz, Orquestra Jazz Sinfônica, Letieres Leite e da Orkestra Rumpilezz. O álbum recebeu três indicações ao Grammy Latino 2022 e levou o prêmio de “Melhor Álbum de Música Popular Brasileira”, tornando Liniker a brasileira com mais indicações ao prêmio naquele ano e a primeira artista transgênero a ganhar um Grammy Latino.
Com a turnê de seu primeiro álbum-solo, Liniker viajou pelo país e realizou apresentações marcantes nos maiores festivais nacionais, como na edição de 2022 do Rock in Rio, com uma performance emocionante no Palco Sunset; e a participação na primeira edição do festival Primavera Sound em São Paulo. Em 2023, Liniker atravessou o continente com destino à Europa para realizar seu debute-solo em países como Espanha, Portugal, Reino Unido, França, Holanda e Alemanha, encerrando com maestria a turnê de Indigo Borboleta Anil. Neste mesmo ano, a artista se tornou Imortal pela Academia Brasileira de Cultura (ABC), ocupando a cadeira de Elza Soares.
Em 2024, Liniker lançou seu novo álbum, CAJU, co-produzido ao lado de Fejuca e Gustavo Ruiz, mesma trinca que assina a produção musical de Indigo Borboleta Anil. CAJU entrega relatos extremamente pessoais apoiados em uma surpreendente mistura de estilos que vai do pop, samba, jazz e house ao pagode, arrocha, disco e reggae. O disco conta com participações especiais de Lulu Santos, BaianaSystem, ANAVITÓRIA, Pabllo Vittar, Priscila Senna e mais convidados.
O efeito de CAJU é irreversível. O segundo álbum-solo de Liniker se consagrou como um dos maiores frutos de sua carreira, somando mais de 300 milhões de plays em todas as plataformas de streaming (foram 6 milhões só nas primeiras 24 horas!) e alcançou a sexta posição na lista de debut global do Spotify na semana de seu lançamento, além da faixa CAJU ter alcançado o topo do Daily Viral Songs Global.
Todas as 14 faixas do disco emplacaram na lista de Top 100 da Apple Music Brasil e tanto o álbum, quanto a canção homônima chegaram ao Top 1 do iTunes Brasil em apenas três dias após o lançamento. Colhendo frutos, Liniker se destacou no Prêmio Multishow ao receber 11 indicações, tornando-se a artista com o maior número de nomeações na edição. Com seu talento reconhecido, ela conquistou 4 prêmios, incluindo as duas categorias mais importantes: Artista do Ano e Álbum do Ano.
CAJU também virou turnê, passando por São Paulo em três datas – com ingressos esgotados em apenas 20 minutos, sendo uma com transmissão ao vivo pelo Multishow e Globoplay; Rio de Janeiro, Curitiba, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e muito mais. Além de realizar um show gratuito na Praia de Iracema, em Fortaleza, que atraiu mais de 50 mil pessoas.
Liniker segue colhendo os frutos de seu trabalho. A cantora recebeu a Ordem do Mérito Cultural (OMC), uma das mais importantes condecorações do setor no Brasil, concedida pelo Ministério da Cultura. Liniker foi reconhecida por sua contribuição à música brasileira e por seu papel fundamental na ampliação da representatividade no cenário artístico, recebendo homenagem no grau “Cavaleira”, referente àqueles que tiveram contribuições relevantes em suas áreas de atuação.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/08/liniker-encerra-programacao-da-arena-dux-em-sao-luis-com-show-da-turne-caju-neste-sabado-23/