8 de fevereiro de 2025
Lula afirma que Vladimir Putin “demonstrou interesse” em proposta de
Compartilhe:

Nesta segunda-feira (27), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conversou durante uma chamada telefônica, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. O russo expressou sua gratidão aos esforços brasileiros para negociar uma saída pacífica para a guerra da Ucrânia, e “demonstrou interesse” na proposta apresentada por Brasil e China.

O presidente russo também convidou Lula para uma viagem à Rússia em maio, durante a celebração de 80 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial. Por sua vez, o chefe do Executivo garantiu a intenção de realizar a visita ao país.

“Lula expressou sua preocupação com o cenário internacional e reafirmou o compromisso do Brasil com a promoção da paz. Putin agradeceu a contribuição de atores como o Brasil para a busca de uma solução para o conflito na Ucrânia e demonstrou interesse pelos trabalhos do Grupo de Amigos da Paz, lançado pelo Brasil e pela China na ONU em setembro passado”, assim conta a nota emitida pelo Planalto.

Os dois mandatários acordaram seguir em permanente contato sobre esse tema“, acrescenta ainda a nota. Brasil e China criaram uma proposta de paz para o conflito, no entanto, mesmo sendo considerada pela Rússia, a Ucrânia rejeita a negociação.

G20 e Brics

O russo também cumprimentou o governo federal pela Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, lançada em novembro de 2024 durante reunião do G20, realizada no Rio de Janeiro. A Rússia foi um dos primeiros países a aderir ao acordo.

Putin também enfatizou seu apoio à presidência brasileira do Brics, e ressaltou que possui pretensões de seguir atuando para viabilizar o comércio e o investimento entre os países do bloco. Os dois também comemoraram a entrada da Indonésia como integrante pleno, anunciada neste mês pelo Brasil.

O presidente russo convidou Lula para visitar a celebração dos 80 anos da vitória da Segunda Guerra Mundial, que será realizada em Moscou no dia 9 de maio. O executivo agradeceu. “(Putin) Demonstrou satisfação com perspectiva de receber o presidente brasileiro e fortalecer o relacionamento entre o Brasil e a Rússia”, disse o Planalto.

Lula visitaria a Rússia de forma inédita neste mandato, em outubro de 2024, para participar da Cúpula do Brics. No entanto, o presidente cancelou a viagem após sofrer um acidente doméstico e bater a cabeça.

Fonte: https://oimparcial.com.br/mundo/2025/01/lula-afirma-que-vladimir-putin-demonstrou-interesse-em-proposta-de-paz/