
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quarta-feira (13/8) que os líderes dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) realizarão uma videoconferência para discutir uma resposta conjunta às tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros e indianos. A medida, considerada a mais alta alíquota criada pelo governo Trump, motivou o petista a articular uma reação diplomática.
Durante o anúncio da MP Brasil Soberano (que visa mitigar os efeitos das tarifas), Lula destacou que não haverá retaliação direta contra os EUA, o foco será ampliar parcerias comerciais com outros países. Além disso, o presidente ressaltou que já conversou com líderes da China, Índia e Rússia e pretende contatar também África do Sul, França e Alemanha.
“Vamos discutir dentro do Brics o que podemos fazer para melhorar nossa relação entre todos os países afetados“, atirmou.
China como aliado-chave
Lula ressaltou a importância de aprofundar laços com a China, que tem um comércio bilateral de US$ 160 bilhões com o Brasil – o dobro do volume com os EUA. O presidente criticou os esforços norte-americanos para que o país asiático aumente as compras de soja dos EUA, o que afetaria as exportações brasileiras:
“Esse ‘cara dos Brics’ que assusta eles (EUA) é um país com quem temos muito a ganhar: vender mais, comprar mais, aprender mais”.
Leia também:
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/08/lula-convoca-cupula-dos-brics-para-responder-a-tarifas-dos-eua/