28 de agosto de 2025
Lula volta a criticar ataques de Israel em Gaza: “É
Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (28) que não haverá espaço para uma terceira via nas eleições presidenciais de 2026. Em entrevista ao programa Balanço Geral MG, da TV Record, o petista destacou que o pleito será polarizado e que só deixará de concorrer caso sua saúde não permita.

“As eleições vão ser polarizadas, e é bom. Sabe por quê? Porque no mundo inteiro, quando tem dois candidatos, ela é polarizada. Então, vamos disputar”, disse Lula.

O presidente, que completa 80 anos em outubro, ressaltou que os candidatos precisarão escolher de que lado estarão na disputa.

Candidatos da direita

Durante a entrevista, Lula também foi questionado sobre os nomes da direita que despontam como possíveis candidatos ao Planalto, entre eles os governadores Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais; Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo; e Ronaldo Caiado (União), de Goiás.

Segundo o petista, a diversidade de postulantes é positiva para o processo democrático.

“Eu também acho melhor. Quanto mais eles tiverem candidatos, melhor. Aliás, o Brasil precisa de muitos candidatos. Não é a primeira eleição que eu disputo com muitos candidatos”, afirmou.

“Jamais eu pedirei para um presidente de um partido para não lançar candidato. Porque eu só sou presidente porque eu teimei, eu fui candidato. Então eles que saiam candidatos. Eles precisam virar liderança nacional.”

Saúde como condição

Ao falar sobre sua própria candidatura, Lula garantiu que a única condição para entrar na disputa será estar em boas condições físicas e mentais.

“A condição para que eu saia candidato é eu estar 100% de saúde, de cabeça e fisicamente. Se eu não estiver, não sou candidato”, declarou.

Fonte: Correio Braziliense

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/08/lula-descarta-terceira-via-em-2026-e-diz-que-so-nao-disputara-se-saude-impedir/