
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o governo trabalhará para impedir quaisquer iniciativas no Congresso que visem anistiar o ex-presidente Jair Bolsonaro e demais envolvidos na tentativa de golpe de Estado ocorrida em 8 de janeiro de 2023.
A declaração foi dada em entrevista à Rede Bandeirantes, exibida na noite desta quinta-feira (11/9) e gravada na quarta-feira (10/9), antes de a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenar Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão.
“O governo vai trabalhar contra a anistia.”
Lula considerou incoerente que defensores de Bolsonaro peçam anistia em vez de se concentrar em demonstrar a inocência do ex-presidente.
“É estranho porque os mesmos que dizem que Bolsonaro não cometeu crime estão pedindo anistia em vez de defender a inocência do ex-presidente. Como pode pedir anistia antes de o processo ter terminado?”, questionou.
O presidente também comentou o voto divergente do ministro Luiz Fux, que no julgamento absolveu Bolsonaro enquanto a maioria da Primeira Turma votou pela condenação. Lula afirmou que existem “dezenas e centenas de provas” que demonstrariam a tentativa de golpe por parte do ex-chefe do Executivo.
“Primeiro, o Bolsonaro tentou dar o golpe neste país. Ele tentou dar o golpe, e tem dezenas e centenas de provas, de atos, de falas, de discursos, de material por escrito. Se o ministro Fux não quiser as provas, é um problema dele. Eu acho que as provas são fartas. O ex-presidente, covardemente, articulou tudo. Pensou tudo e não teve coragem. Foi embora.”
A discussão sobre anistia voltou ao centro do debate público e parlamentar com o andamento do processo contra Bolsonaro no STF. Projetos que proponham indultos ou anistias a envolvidos nos atos de 8 de janeiro têm gerado reações contrárias do governo e de setores da sociedade que defendem a responsabilização pelos ataques às instituições.
Lula reafirmou a posição do Executivo de que a defesa da democracia e o respeito ao devido processo legal são premissas para qualquer debate sobre o tema, e que o governo não dará aval a medidas que, na avaliação dele, possam significar impunidade.
Fonte: Correio Braziliense
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/lula-diz-que-governo-atuara-contra-anistia-a-condenados-pelo-8-de-janeiro/