O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou nesta terça-feira (13) por telefone com o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, em meio ao avanço das negociações para o acordo de livre comércio entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, após mais de 25 anos de tratativas. A parceria — que recebeu aprovação de maioria dos países europeus e avançou para próxima etapa de assinatura — ainda depende de formalização e internalização pelos signatários.

Segundo o Palácio do Planalto, Montenegro cumprimentou Lula pelo papel desempenhado nas conversas que levaram à aprovação do tratado pelos Estados-membros da UE, e ambos enfatizaram a necessidade de que as novas regras entrem em vigor o quanto antes para beneficiar produtores e consumidores de ambos os lados.

Em nota, a Presidência da República destacou que os dois líderes concordaram sobre o valor estratégico do acordo para a promoção do comércio livre e do multilateralismo num momento de tensões protecionistas globais, e afirmaram compromisso com uma implementação eficiente da parceria.

Além do tema comercial, Lula e Montenegro trocaram impressões sobre a situação na Venezuela, ressaltando a importância de evitar novas ondas de instabilidade política e humanitária na América do Sul. A conversa reforça laços bilaterais tradicionais entre Brasil e Portugal e o alinhamento entre os dois países em fóruns multilaterais.

*Fonte: Agência Brasil