8 de outubro de 2025
Lula critica PEC da Blindagem e diz que proposta foi
Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem participação confirmada no Fórum Mundial da Alimentação, em Roma, na Itália, no dia 13 de outubro. O evento é organizado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Segundo informações do Itamaraty, a agenda do presidente inicia-se com a cerimônia de abertura e será seguida por uma reunião presencial do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. O convite para a viagem partiu em julho do diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, que comunicou Lula sobre a saída do Brasil do Mapa da Fome.

O diretor de Projetos de Segurança Alimentar, Saulo Arantes Ceolin, confirmou em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (8) que um encontro bilateral entre Lula e Dongyu já está acertado em Roma. Ceolin também mencionou que outras reuniões bilaterais estão sendo avaliadas pela equipe presidencial durante o Fórum.

Lançamento da aliança em Roma

Além do Fórum, Lula participará da inauguração do espaço que abrigará os mecanismos de apoio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, antes de retornar ao Brasil no mesmo dia 13.
Os resultados da Aliança, que já está perto de alcançar 200 membros – incluindo países, agências, universidades e bancos de desenvolvimento que são fontes chave de financiamento –, serão apresentados em novembro, durante a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Social da ONU.

O Itamaraty informou que há 13 pedidos de adesão em análise, com destaque para a África (sete países), além de representantes da América Latina e Caribe, Sudeste Asiático e Oriente Médio. Desses 13, seis países (Etiópia, Haiti, Quênia, Palestina, Ruanda e Zâmbia) estão finalizando seus planos de ação, que incluem projetos de alimentação escolar, transferência de renda, nutrição materno-infantil e apoio à agricultura familiar. A expectativa é de que três ou quatro desses planos sejam aprovados em breve.

Foco antifome na COP30

O governo brasileiro, que preside o G20 (grupo das 20 maiores economias), está trabalhando para aprovar, durante a COP30, em Belém, uma declaração sobre combate à fome, pobreza e ações climáticas. Ceolin antecipou que o documento, coordenado pela missão brasileira em Nova York e uma iniciativa do Brasil no âmbito do G20, está praticamente finalizado e será submetido a todos os países.

Leia também:

Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/10/lula-na-italia-presidente-lidera-ofensiva-global-contra-a-fome-em-forum-da-onu/