
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (26) que as grandes empresas de tecnologia norte-americanas, as chamadas big techs, “são patrimônio americano, mas não são nosso patrimônio”. Segundo ele, para atuar no Brasil, essas companhias precisam respeitar as leis nacionais.
A fala de Lula aconteceu horas depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgar nota defendendo as big techs e ameaçando impor ou aumentar tarifas a países que criarem impostos ou regulações sobre as empresas americanas de tecnologia.
“As big techs são um patrimônio americano e que ele não aceita que ninguém mexa. Isso pode ser verdade para eles. Para nós, ele é um patrimônio americano, mas não é nosso patrimônio”, declarou Lula na abertura da segunda reunião ministerial de 2025.
O presidente também reforçou a soberania nacional diante da atuação dessas companhias: “Nós somos um país soberano, nós temos uma Constituição, nós temos uma legislação e quem quiser entrar nesses 8,5 milhões de quilômetros quadrados, no nosso espaço aéreo e marítimo, na nossa floresta tem que prestar contas a nossa Constituição e a nossa legislação”.
Nos últimos meses, Lula já havia antecipado a intenção de taxar as grandes empresas norte-americanas de tecnologia.
No Brasil, o debate envolve a responsabilidade das plataformas digitais em relação a conteúdos criminosos que circulam na internet, como casos de pedofilia, apologia à violência em escolas e até defesa de golpe de Estado.
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu recentemente que as plataformas podem ser responsabilizadas diretamente por postagens ilegais feitas por usuários.
*Fonte: Agência Brasil
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/brasil/2025/08/lula-reafirma-que-big-techs-devem-seguir-legislacao-brasileira/