
Nesta quinta-feira (10), ao participar da plenária de abertura do 9º Fórum Regional das Nações Unidas sobre Empresas e os Direitos Humanos América Latina e Caribe, realizado em São Paulo, a ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, ressaltou a importância de reforçar a agenda do multilateralismo e diálogo nas soluções dos problemas humanitários.
“Fazer esse fórum de empresas e direitos humanos com esse amplo espectro participativo reforça a agenda do multilateralismo e do diálogo como possibilidade de encontrar soluções para os grandes problemas que a gente tem na humanidade”, afirmou a ministra.
Evaristo também destacou que a ocasião promove o debate para a cena pública com ativistas, ambientalistas, pessoas que foram atingidas por empreendimentos violentos e, ao mesmo tempo, os setores empresariais. Segundo ela “É preciso a gente colocar a dignidade humana como ponto-chave da nossa equação de existência no planeta”, disse.
Além disso, a ministra apontou a necessidade do avanço no diálogo para pactuar legislações, medidas para conduzir de maneira orientada uma agenda de desenvolvimento sustentável que leve em consideração os povos e comunidades tradicionais.
“E, principalmente, que a gente pense numa agenda de trabalho decente, de inclusão, mas que a gente pense também do ponto de vista dos impactos coletivos, porque, muitas vezes, uma ação desordenada, sem limites, por parte do setor empresarial, pode acarretar nas comunidades”, conclui.
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/04/macae-evaristo-ressalta-multilateralismo-na-solucao-de-questoes-humanitarias/