7 de julho de 2025
Mais de 100 incêndios residenciais são registrados em 2025 no
Compartilhe:

Durante o período de janeiro a abril deste ano, foi registrado um total de 115 ocorrências de incêndios em residências no estado. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), a maioria dos casos possuem problemas em equipamentos elétricos como causas. A Grande Ilha concentra a maior parte dos acidentes- 87 registros no período.

Entre os principais fatores indicados pelos bombeiros, estão curtos-circuitos causados pela sobrecarga de eletrônicos como ventiladores e ar-condicionado, além do uso de extensões e adaptadores do tipo ‘T’. Além destas situações, carregadores de celular deixados ligados por longos períodos, também podem ocasionar nestes acidentes.

É importante manter atenção ao botijão de gás. Vazamentos de gás causados por mangueiras, registros mal instalados ou vencidos também estão entre as causas destes tipos de acidentes. Outros casos incluem panelas no fogo, velas acesas em locais inadequados e crianças brincando com fósforos ou isqueiros.

O coronel Wellington Reis, que comanda a Diretoria de Atividades Técnicas (DAT-CBMMA), destaca que muitos incêndios residenciais poderiam ser evitados com simples ações adotadas no dia a dia. O oficial cita a checagem periódica das instalações elétricas, uso adequado de equipamentos domésticos e atenção com incensos, velas, fogões e cigarros são medidas que ajudam a evitar estas situações.

Além disso, o coronel destaca os perigos de sobrecarga em tomadas e o uso de extensões de má qualidade, que são causas frequentes de curtos-circuitos. “Muitas vezes, as pessoas só percebem o perigo quando é tarde demais. Por isso, investir em prevenção é, acima de tudo, preservar vidas”, enfatiza o coronel Wellington Reis.

Ações de prevenção

O Corpo de Bombeiros destaca que a prevenção é uma das ações mais eficazes para proteger vidas e patrimônios. Medidas simples podem fazer a diferença e evitar fatalidades. Entre as principais recomendações, estão evitar ligar diversos aparelhos em uma única tomada; não carregar celulares em locais inflamáveis, como sofás ou camas e remover o carregador da tomada após o uso; desligar o registro de gás e equipamentos elétricos ao sair de casa; substituir a mangueira e o registro do botijão a cada cinco anos; e fazer revisão na rede elétrica a cada cinco anos.

Caso haja algum incidente, é orientado ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiro, no 193. Até a chegada dos profissionais, a pessoa deve sair do local e se for condomínio, descer pelas escadas, não elevadores. Se possível, isolar a área, fechando portas e janelas, e não tentar apagar incêndios de grandes proporções sem o apoio da equipe especializada de bombeiros.

Leia também:

Fonte: https://oimparcial.com.br/cidades/2025/05/mais-de-100-incendios-residenciais-sao-registrados-em-2025-no-maranhao/