
A solicitação de certidões de nascimento, casamento ou óbito pela internet e a realização de buscas eletrônicas já fazem parte da rotina dos maranhenses nos Cartórios de Registro Civil. Desde janeiro de 2020, quando a digitalização dos serviços ganhou força com a pandemia, até julho deste ano, mais de 52 mil documentos foram emitidos de forma totalmente online.
Levantamento da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Maranhão (Arpen/MA), junto ao Operador Nacional do Registro Civil (ON-RCPN), mostra que mais de 38 mil certidões de nascimento foram expedidas por meio das plataformas digitais, uma média de 8.400 ao ano. Outros 14 mil documentos, como certidões de casamento, óbito e transcrições, também foram emitidos diretamente pela internet.
“A tecnologia tem aproximado cada vez mais o Cartório do cidadão. Hoje é possível solicitar certidões de nascimento, casamento e óbito pela internet, com mais segurança, praticidade e autonomia, inclusive fora do horário comercial”, destaca a presidente da Arpen/MA, Graciana Soares. “A disponibilização destes serviços digitais é uma resposta concreta às necessidades atuais da população maranhense”, acrescenta.
O portal home.registrocivil.org.br é o canal oficial para acesso aos serviços online. Com ele, o cidadão pode emitir segunda via de certidões, realizar autenticações eletrônicas e acompanhar o status dos pedidos. Os documentos podem ser solicitados em formato digital (PDF com assinatura eletrônica) ou impresso (com papel de segurança e selo digital), podendo ser retirados no cartório mais próximo ou recebidos pelos Correios.
Outra ferramenta disponível é o aplicativo IdRC (Assinatura Digital do Registro Civil), que funciona como mecanismo de autenticação reforçada. O app, disponível para Android e iOS, utiliza tokens criptografados e notificações via celular, garantindo maior segurança contra fraudes e permitindo que o usuário acesse certidões já emitidas.
“Ainda há muita gente que não sabe que pode emitir uma certidão online, com validade oficial. Nosso papel é divulgar essas plataformas e ajudar o cidadão a acessá-las da melhor forma”, reforça Graciana Soares.
Sobre a Arpen/MA
Fundada em fevereiro de 2014, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Maranhão representa os Oficiais de Registro Civil do estado, responsáveis pelos principais atos da vida civil, como registros de nascimento, casamento e óbito.
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/brasil/2025/08/mais-de-50-mil-documentos-ja-foram-emitidos-de-forma-digital-no-maranhao/