
Com o crescimento de 18 colocações, o Maranhão é o segundo melhor do país no pilar de Solidez Fiscal do Ranking de Competitividade dos Estados 2024, levantamento anual realizado pelo CLP – Centro de Liderança Pública, em parceria com a Tendências Consultoria. No recorte geral, o estado é o pior colocado da região Nordeste, na 23ª colocação.
No pilar de Solidez Fiscal, o Maranhão saltou da 20ª para a 2ª posição. Neste pilar, o estado é vice-líder em três indicadores: Gasto com Pessoal, Poupança Corrente, Resultado Primário. Em relação aos outros pilares, o Maranhão caiu em cinco dos dez avaliados: Segurança Pública (-10, na 18ª), Potencial de Mercado (-4, na 8ª), Inovação (-3, na 26ª), Sustentabilidade Social (-2, na 27ª) e Sustentabilidade Ambiental (-2, na 27ª).
Na região Nordeste, o Maranhão (23º) está atrás de Paraíba (11º), Sergipe (12º), Ceará (14º), Rio Grande do Norte (16º), Pernambuco (19º), Alagoas (20º) e Piauí (21º) e Bahia (22º).
Na décima terceira quarta edição do Ranking de Competitividade dos Estados, a avaliação das 27 unidades federativas foi feita a partir de 100 indicadores, distribuídos em dez pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos estados brasileiros: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação. Neste ano, foi incluído o indicador de feminicídio (total de vítimas de feminicídio por 100 mil mulheres).
“Tomar decisões com base em dados e evidências é essencial para tornar o setor público mais eficiente. O Ranking é uma ferramenta estratégica nesse processo, pois orienta a formulação de políticas públicas a partir de diagnósticos precisos, indicadores consolidados e análise de desempenho. Com ele, o poder público avança para decisões cada vez mais embasadas em informações concretas e menos em opiniões”, afirma Tadeu Barros, diretor-presidente do CLP.
Sobre o CLP (Centro de Liderança Pública)
O CLP (Centro de Liderança Pública) é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Há 17 anos, defende um Estado Democrático de Direito eficiente no uso de seus recursos e constituído sobre princípios republicanos.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/08/maranhao-alcanca-vice-lideranca-em-solidez-fiscal-no-ranking-de-competitividade-dos-estados-2025/