
A Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA), por meio da Coordenação Estadual do Artesanato, divulgou a lista definitiva dos artesãos maranhenses que irão representar o estado na 25ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte). O evento acontece de 9 a 20 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE).
Foram selecionados artesãos individuais e entidades representativas, como associações, cooperativas e grupos produtivos, que ocuparão o estande coletivo do Maranhão, promovendo a riqueza cultural e a identidade artesanal do estado.
Como parte do apoio à participação dos selecionados, o Governo do Estado do Maranhão, por meio da Setur-MA, garantirá as passagens dos cinco artesãos individuais classificados e o transporte das mercadorias até Pernambuco, com o envio de um caminhão exclusivo para levar os produtos que serão expostos e comercializados na feira.
“A participação dos nossos artesãos na Fenearte é resultado de um esforço conjunto do Governo do Estado, que acredita no artesanato como um caminho de geração de trabalho, renda e valorização cultural. Estamos fortalecendo quem vive da arte feita à mão e mostrando ao Brasil a força do nosso talento popular”, destacou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.
Entre os nomes confirmados estão Ana Cristina Sousa Nascimento, do município de João Lisboa, com a tipologia em sementes; Francisco Augusto Batista Braga, de Morros, com peças em madeira; e Francisca Cyra Oliveira Rabelo, de São Luís, também com artesanato em sementes. Também foram aprovadas a Associação das Rendeiras Bilro de Ouro, da Raposa, e o Grupo de Produção Artesanal de Cestaria de Buriti, de Tutóia, ambos reconhecidos pelo trabalho com fios, tecidos e fibras naturais.
De acordo com a coordenadora estadual do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Liliane Araújo, os visitantes da Fenearte vão encontrar um panorama rico da produção maranhense. “Vamos levar tipologias que traduzem a alma do nosso estado: sementes, madeira, cerâmica, fibras naturais, fios e tecidos. Cada peça tem uma história e representa o cuidado, o saber e a tradição do nosso povo”, afirmou.
A Fenearte é considerada a maior feira de artesanato da América Latina e representa uma grande vitrine para a valorização dos saberes tradicionais, o estímulo ao empreendedorismo criativo e o fortalecimento da economia solidária.
A lista completa dos selecionados está disponível no site oficial da Setur Maranhão.
*Fonte: Governo do Maranhão
Fonte: https://oimparcial.com.br/programacao/2025/07/maranhao-confirma-artesaos-para-a-25a-fenearte-em-olinda-pe/