 
                O Maranhão alcançou o topo do pódio no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025, marcando um feito histórico para o estado. As empreendedoras Vilena Silva, de São Luís, e Camila Policarpo, de Imperatriz, foram as grandes vencedoras nacionais nas categorias Ciência e Tecnologia e Microempreendedora Individual (MEI), respectivamente. Esta é a primeira vez que o Maranhão conquista o primeiro lugar em duas categorias da premiação simultaneamente. A cerimônia de entrega ocorreu nesta quinta-feira (30), em Florianópolis (SC), durante o Delas Summit, evento promovido pelo Sebrae.
Vilena, CEO da startup Compensei, e Camila, proprietária da confeitaria Ducié, receberam o troféu ouro, um prêmio de R$ 30 mil cada, e uma capacitação no programa Empretec. Vilena Silva, cuja startup Compensei se dedica à gestão climática, celebrou a conquista e creditou parte do sucesso ao suporte recebido. “Estou muito feliz por conquistar o primeiro lugar. Agradeço imensamente ao Sebrae por acreditar no nosso negócio e por essa parceria tão importante. O Sebrae vem nos incentivando e preparando, principalmente por meio do programa Startup Nordeste”, afirmou a empreendedora, que busca democratizar o acesso a ferramentas de cálculo, redução e compensação de emissões de gases de efeito estufa (GEE) para pequenos negócios.
Já Camila Policarpo, emocionada, destacou o reconhecimento nacional. “Fiquei muito emocionada por ganhar esse prêmio e ser reconhecida nacionalmente pelo Sebrae, mesmo concorrendo com tantas outras grandes empresárias. Batalhei muito pra chegar até aqui, e hoje posso dizer que a evolução da nossa empresa aconteceu graças ao apoio do Sebrae”, enfatizou a confeiteira. A Ducié se notabiliza por uma linha exclusiva de brownies feitos com coco babaçu, valorizando a identidade regional.
A diretora de Administração e Finanças do Sebrae Maranhão, Édila Neves, comemorou o resultado, classificando-o como um marco que reflete o trabalho da instituição no apoio ao empreendedorismo feminino. “Esse resultado demonstra a força do trabalho que temos desenvolvido no apoio ao empreendedorismo feminino, alcançando e transformando muitas histórias”, declarou.
O Maranhão, inclusive, obteve um recorde de 438 inscrições validadas, sendo o campeão em número de inscritas no Nordeste e o segundo no país.
Detalhes dos negócios vencedores
A Compensei, de Vilena Silva, utiliza uma plataforma digital para conectar a ação climática ao posicionamento de marca, facilitando a gestão ambiental para empresas e eventos. O diferencial do negócio está em traduzir os complexos recursos de sustentabilidade para a realidade de micro e pequenas empresas, uma inspiração que surgiu da experiência de Vilena como consultora do Sebrae e em sua dissertação de mestrado.
Desde sua fundação em 2022, com apoio do programa Startup Nordeste, a empresa quadruplicou o faturamento em 2024 e expandiu suas operações para outros estados.
A Ducié, de Camila Policarpo, em Imperatriz, é uma confeitaria artesanal especializada em doces finos e tradicionais, que se destacou pela inovação e valorização da cultura local, incluindo o uso do coco babaçu e a criação de receitas autorais, como doces com gorgonzola.
Camila começou a empreender após a pandemia e, com investimento do seguro-desemprego e apoio do Sebrae, transformou a produção caseira em uma empresa reconhecida, inclusive no Festival Gastronômico de Imperatriz.
Leia também:
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/10/maranhao-conquista-duplo-ouro-no-premio-sebrae-mulher-de-negocios-2025/

 
                             
                             
                             
                             
                            