Em momento histórico, o Maranhão conquista seis medalhas de ouro no 12º Jogos Latino-Americanos de Policiais e Bombeiros, realizado em San Luis Potosí, no México. O tenente Rodrigo Macedo, do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), destacou-se nas provas de salvamento aquático, elevando o nome do estado e do Brasil em uma competição de nível internacional.
Esta é uma das principais competições militares internacionais e teve participação de mais de três mil atletas de 16 países das Américas, Europa e Oceania. Rodrigo Macedo brilhou nas disputas de natação, conquistando ouro nas provas de 50 metros livre, 50 metros borboleta, 50 metros peito, 100 metros medley, 25 metros submerso e no revezamento 4×50 metros livre. Sua performance foi decisiva para que o Brasil se destacasse no evento mundial e consolidou o trabalho de excelência promovido pelos bombeiros maranhenses.
“Este resultado é fruto de um trabalho árduo e de um apoio institucional imprescindível. Agradeço ao comando geral da nossa corporação e a todos que me apoiaram nessa jornada. Essa é uma conquista que simboliza o esforço de toda a nossa equipe e de todos os bombeiros maranhenses, que diariamente se dedicam a salvar vidas”, declarou o tenente Rodrigo Macedo.
O campeonato teve como foco promover a integração das forças de segurança pública de diversos países, além de incentivar o intercâmbio de experiências, fortalecer laços internacionais e valorizar a saúde e o bem-estar dos participantes. A competição é considerada um marco no calendário de eventos esportivos internacionais voltados para as forças armadas e de segurança pública.
Para o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, as vitórias de Rodrigo Macedo são um reflexo do comprometimento e da dedicação dos bombeiros do Maranhão. “A conquista dessas medalhas é um orgulho para todos nós e demonstra o nível elevado de excelência dos nossos militares. O tenente Macedo é um exemplo de determinação e de superação, e essas vitórias só reforçam nossa missão de bem servir à sociedade”, enfatizou.
As vitórias no campeonato do México se somam a outros feitos de destaque do tenente Rodrigo Macedo, que já havia sido campeão nas provas de Salvamento Aquático da SOBRASA, em Fortaleza (CE). “Para mim, é um privilégio de representar o Maranhão e o Brasil, no exterior. Espero que esses resultados inspirem outros colegas a buscarem a excelência em suas respectivas áreas de atuação”, enfatizou o militar.
*Fonte: Governo do Maranhão
Fonte: https://oimparcial.com.br/esportes/2025/11/maranhao-conquista-seis-medalhas-de-ouro-em-campeonato-militar-no-mexico/
