29 de abril de 2025
Maranhão é o segundo estado que mais recupera áreas degradadas
Compartilhe:

De acordo com dados divulgados pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o Maranhão ficou na segunda posição do ranking nacional dos estados que mais recuperaram áreas degradadas. A colocação do estado no topo da tabela é fruto de um conjunto de ações realizadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) para diminuir o desmatamento ilegal e promover a preservação das florestas.

O Maranhão alcançou um índice de 0,51% de recuperação, ocupando o segundo lugar entre todos os estados brasileiros e 1º na região Nordeste. A pesquisa leva em consideração a proporção de áreas que passaram por recuperação ambiental em relação ao total do território estadual. 

Para o secretário Pedro Chagas, os números refletem as políticas de desenvolvimento sustentável e transformação ecológica adotadas pelo Governador Carlos Brandão. “Podemos falar de programas como o Floresta Viva Maranhão que tem impulsionado a bioeconomia, registramos queda do desmatamento, temos investido também em planos como o de Recuperação de Áreas Degradadas (PRADs) e o de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas (PPCDQ), além do Maranhão Sem Queimadas que este ano está na sua 6ª edição, e programas de Regularização Ambiental, para citar alguns”, disse.

A classificação integra o pilar de Sustentabilidade Ambiental do Ranking de Competitividade dos Estados, que usa dados do MapBiomas e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O levantamento mede a proporção da área geográfica total de um estado que foi transformada de uso antrópico (como agropecuária ou áreas não vegetadas) para formações naturais, como florestas ou outras coberturas vegetais nativas.

Grande parte dos estados ainda apresenta índices baixos de recuperação, evidenciando que são muitos os desafios presentes para promover e realizar a restauração de áreas degradadas. O CLP destaca que o uso de dados do MapBiomas e do IBGE assegura maior confiabilidade ao indicador, que visa não apenas medir o desempenho ambiental dos estados, mas também estimular ações sustentáveis por parte dos gestores públicos.

Leia também:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/04/maranhao-e-o-segundo-estado-que-mais-recupera-areas-degradadas-no-brasil/