23 de novembro de 2024
Maranhão é o último em ranking de acesso à internet
Compartilhe:

O Maranhão é o estado brasileiro com índice de conectividade – sendo o estado com menos pessoas tendo acesso a serviços de telefonia e Internet. O levantamento é da
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que classifica os municípios de Fernando Falcão e Marajá do Sena entre os dez com menos acesso à Internet do Brasil.

Divulgado desde 2021, o índice traz um ranking dos Estados e municípios a partir de indicadores do setor de telecomunicações coletados e gerados pela própria Anatel.

Em uma escala que vai até 100, o IBC considera a conectividade como alta quando superior a 60,81, como média entre 52,33 e 60,81, como baixa entre 37,26 e 52,33 e como muito baixa quando inferior a 37,26.

A Anatel ponta que, na média dos estados, as regiões Norte e Centro-Oeste foram
as que tiveram maior aumento relativo no Índice Brasileiro de Conectividade (IBC) em
2023, 2,2% e 2% respectivamente. Contudo, as regiões Sul e Sudeste são as com os
melhores resultados.

Unidades da Federação

O Distrito Federal continua com o melhor perfil de conectividade do Brasil, seguido de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Em termos relativos, Amapá foi o Estado com o maior crescimento em relação ao ano anterior,
aumento de 10,5% no IBC 2023.

Já classificada como o município brasileiro mais pobre, Marajá do Sena é o de menor acesso à Internet do Maranhão.

O município de Marajá do Sena – a 362 km de São Luís – já foi apontado como o de pior renda per capita do país. Os resultados do IBC 2023 para todos os municípios brasileiros estão disponíveis no Portal da Anatel. O detalhamento dos cálculos do IBC está disponível no Relatório Metodológico (SEI nº 8817731).

A Agência espera que a publicação e divulgação do IBC contribua com a identificação de boas práticas de ampliação da conectividade e um melhor diagnóstico da infraestrutura de telecomunicações no País, incentivando Estados e municípios a promoverem ações para a melhoria da conectividade local. 

A Anatel disponibiliza em seu portal informações às prefeituras e câmaras municipais para a adoção de ações que podem reduzir barreiras à conectividade das cidades brasileiras por meio da atualização da legislação local afeta à infraestrutura de telecomunicações.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2024/04/maranhao-e-o-ultimo-em-ranking-de-acesso-a-internet-do-brasil-segundo-anatel/