
O grupo teatral Narra(iz), formado pelas atrizes Mariana Madeira, Nicolle Duarte e Sofia Cartagenes, foi selecionado para participar do FESTAC Ano 7 – Festival Estudantil de Artes Cênicas da Bahia, que acontece de 8 a 14 de setembro de 2025, em Salvador. A participação marca um importante momento de projeção do teatro maranhense em um encontro nacional de artes cênicas.
Criado durante o curso de Teatro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a partir da disciplina de Narração de História ministrada pela professora Gisele Vasconcelos, o Narraiz se define como um grupo de contadoras de histórias que une pesquisa e criação artística. O nome nasce da fusão entre “narrar” e “raiz”, refletindo o compromisso em explorar as historicidades brasileiras.
Seu repertório transita entre contos tradicionais e narrativas contemporâneas, sempre com espetáculos que integram musicalidade, recursos visuais e teatro de formas animadas. Entre suas criações, o destaque é o espetáculo “Bicho que vira gente, gente que vira bicho”, que será apresentado no festival.
A peça mergulha no universo dos “engerados”, narrativas ancestrais transmitidas pela oralidade em que criaturas se metamorfoseiam sob os encantos da natureza. Inspirado nas tradições da cultura popular, o trabalho propõe uma experiência em que memória, ancestralidade e imaginação se entrelaçam em cena.
Para o Narraiz, “estar no FESTAC significa levar a cena maranhense para outros territórios e, ao mesmo tempo, abrir caminhos de intercâmbio cultural, ampliando redes de trocas e fortalecendo o lugar da criação artística do Maranhão no cenário nacional”.
O Narraiz já integrou projetos como a Derresol Cultural – Mostra para as Infâncias, a 7ª Feira do Livro de São Luís, o Simpósio Nacional de Artes Cênicas do Maranhão (MARAVILHA), o Sesc Leitura Literária e o VI Festival Gororoba Teatral, além de ter sido contemplado no edital Pátio Aberto, do Centro Cultural Vale Maranhão.
Selecionado entre grupos de todo o país, o Narraiz representará o Maranhão no FESTAC, que neste ano traz como tema “Nada é Definitivo” e ocupará importantes espaços culturais de Salvador, como o Teatro Sesc-Senac Pelourinho, o Teatro Martim Gonçalves, o Espaço Cultural Alagados e o Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360°.
O FESTAC Ano 7 é um projeto contemplado nos editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia (PNAB) – Lei nº 14.399/2022, com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado, via PNAB, direcionado pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.
A participação do grupo conta ainda com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc) Maranhão e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da PROAES, que viabilizam os custos de passagem e hospedagem para a equipe.
Para o Narraiz, estar no FESTAC significa levar a cena maranhense para outros territórios e, ao mesmo tempo, abrir caminhos de intercâmbio cultural, ampliando redes de trocas e fortalecendo o lugar da criação artística do Maranhão no cenário nacional.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/maranhao-e-representado-em-festival-da-bahia-por-atrizes-do-estado/