10 de julho de 2025
Maranhão lança nova fase do programa contra queimadas com reforço
Compartilhe:

O Governo do Maranhão lançou, nesta quarta-feira (9), a 6ª edição do programa Maranhão Sem Queimadas, durante solenidade no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís. O evento contou com a presença do governador Carlos Brandão, que também anunciou novas ações do projeto Floresta Viva Maranhão.

“Já firmamos parceria com 92 prefeituras este ano. Este é um projeto que não se faz só, mas com a participação da sociedade civil organizada, comunidades tradicionais, ribeirinhas e quilombolas”, afirmou Brandão.

Entre as medidas apresentadas, está a formalização de uma parceria com o Fundo Amazônico, que garantirá R$ 45 milhões para a compra de novos equipamentos e a construção de sete novas unidades do Corpo de Bombeiros. Durante a missão internacional à Semana de Ação Climática, em Londres, também foi firmada uma parceria com a multinacional suíça Mercuria Energy Group, que vai investir US$ 100 milhões em reflorestamento, regularização fundiária e combate às queimadas no estado.

Com caráter preventivo e de combate a incêndios florestais, o programa Maranhão Sem Queimadas atua de forma integrada com órgãos públicos e a sociedade civil. Em 2025, a iniciativa já conta com a adesão de 92 municípios maranhenses.

Durante o evento, foram entregues novos equipamentos ao Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e a brigadas municipais, reforçando a atuação local no combate ao fogo. O comandante do CBMMA, coronel Célio Roberto, reforçou a importância da mobilização:

“Cada nova edição mostra que a população e os gestores têm entendido a importância deste programa. Nós preservamos o meio ambiente e salvamos vidas.”

Também foi renovado o decreto estadual que proíbe o uso do fogo para manejo de áreas durante o período de estiagem, além da formalização de um acordo interinstitucional entre os órgãos parceiros do programa.

Durante a cerimônia, o governador também apresentou novas iniciativas do programa Floresta Viva Maranhão, voltadas ao estímulo à bioeconomia, recuperação de áreas degradadas e fomento ao manejo sustentável dos recursos naturais.

A primeira ação prática do programa foi a criação do maior viveiro público de mudas do Brasil, no município de São Bento, beneficiando 100 famílias. Na solenidade, também foram entregues mudas de açaí para municípios contemplados e assinada a ordem de serviço para construção de um viveiro em Anajatuba, com apoio da empresa Eneva.

Fábia Moreno, moradora de Anajatuba, celebrou a chegada do programa:

“Vai engrandecer nossa cidade no quesito econômico e ainda proteger a natureza.”

Fonte: Governo do Maranhão

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/07/maranhao-lanca-nova-fase-do-programa-contra-queimadas-com-reforco-ambiental-e-parcerias-internacionais/