9 de outubro de 2025
Maranhão realiza maior força-tarefa contra crimes sexuais infantis e devedores
Compartilhe:

A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) deflagrou, nesta semana, a maior força-tarefa policial de combate a crimes sexuais contra crianças e adolescentes e a devedores de pensão alimentícia. A operação, que acontece durante a Semana da Criança, já resultou na prisão de 60 pessoas até o momento, com equipes em diligência para localizar os demais alvos.

A ação visa o cumprimento de mandados de prisão em cerca de 30 municípios maranhenses, incluindo São Luís e outras cidades da Grande Ilha. A mobilização também se estende a foragidos da Justiça do Maranhão que se esconderam em seis estados do país: Piauí, Pará, Pernambuco, Tocantins, Goiás e São Paulo.

O Secretário da Segurança Pública, Maurício Martins, destacou a importância da iniciativa.

“Esta é uma ação muito importante, planejada para tirar de circulação criminosos que atentaram sexualmente contra crianças e adolescentes. Além desses, também temos como alvos os devedores de pensão alimentícia, com débitos altos e que, agora, para sair da cadeia, vão ter de pagar o que devem.” O secretário garantiu que as equipes “vão continuar diligenciando até localizar todos, para que possam ser responsabilizados com o rigor da lei.

Mobilização e resultados

Na Grande Ilha, que concentra 35 dos alvos iniciais, a operação mobilizou 130 agentes das Polícias Civil e Militar e da Força Estadual de Segurança, com apoio do Centro Tático Aéreo (CTA). As equipes iniciaram o deslocamento nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (9) e permanecem em campo.

A maior parte das prisões efetuadas até agora foi por atraso no pagamento de pensão alimentícia. No entanto, também houve capturas importantes de indivíduos investigados por crimes sexuais contra vulneráveis. Foram presos suspeitos de estupro de vulnerável em municípios como Rosário (na região do Munim), Caxias (em um caso com decisão judicial transitada em julgado envolvendo vítima de 16 anos) e Cururupu.

Além das prisões no Maranhão (incluindo Timon, Cantanhede, Coroatá, Pedreiras, Santa Inês, Parnarama e Santa Rita), mandados de prisão preventiva por estupro de vulnerável foram cumpridos em outros estados, como Caruaru (PE), Altos (PI), São Paulo (SP) e Ananindeua (PA). Um homem também foi preso por débito de pensão em Luziânia (GO).

O delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Manoel Almeida, reforçou que “todos os que foram presos serão apresentados e colocados à disposição da Justiça, para que respondam pelos crimes.” Ele afirmou que a polícia seguirá com o objetivo de capturar os demais alvos, “garantir justiça às vítimas” e continuar o combate a outros crimes com a Operação Captura.

A força-tarefa desta semana integra a Operação Captura, da Polícia Civil, lançada no fim de agosto e que já acumula mais de 1.400 investigados presos

Leia também:

Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/10/maranhao-realiza-maior-forca-tarefa-contra-crimes-sexuais-infantis-e-devedores-de-pensao-60-presos-na-semana-da-crianca/