31 de março de 2025
Varejo maranhense cresce 17% e operações de crédito disparam na
Compartilhe:

Dados do Boletim Macro Regional – Nordeste, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-IBRE), apontam crescimento das atividades econômicas no Maranhão em comércio, serviços e indústria no acumulado de 2024.

De acordo com o levantamento, o estado teve um bom desempenho no último mês do ano passado e na comparação interanual com 2023, especialmente no comércio varejista ampliado. No setor industrial, o Maranhão consolidou um crescimento de 2,5% em 2024, dentro da média do Nordeste.

O secretário de Indústria e Comércio, Júnior Marreca, atribui os bons números às políticas estaduais voltadas para a atração de investimentos. “Esses resultados refletem as políticas do Governo do Estado para atrair novas indústrias, empregos e renda. Os estudos divulgados mostram que o Maranhão tem se destacado economicamente”, afirmou.

Serviços e comércio em alta

O boletim também destaca o crescimento do setor de serviços e comércio, que avançou 4,8% em dezembro de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior, e 2,7% no acumulado do ano. O comércio varejista registrou um crescimento ainda mais expressivo, de 5,7% ao longo de 2024.

O setor de comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, materiais de construção, atacado de bebidas, fumo e alimentos, apresentou alta de 6,9% no acumulado do ano, superando a média nacional de 4,1%.

Técnicos do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) afirmam que os dados refletem o impacto positivo de políticas públicas estaduais voltadas para o crescimento econômico.

“O setor de serviços registrou alta de 2,7%, marcando quatro anos consecutivos de crescimento. Esses números demonstram o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento da economia e a geração de oportunidades no Maranhão”, destacou o Imesc, em nota.

Mercado de trabalho mantém saldo positivo

O relatório também trouxe informações sobre o mercado de trabalho maranhense, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE, referente ao 4º trimestre de 2024.

No Nordeste, apenas Maranhão e Bahia registraram saldo positivo de empregos em janeiro de 2025. O estado criou 1.019 novos postos de trabalho no primeiro mês do ano, enquanto os demais estados nordestinos registraram queda na taxa de ocupação.

“Iniciamos 2025 com um saldo positivo de 1.019 empregos, enquanto no ano passado perdemos 747 vagas. O governador Carlos Brandão tem determinado ações para melhorar ainda mais esses números, com novos programas que ampliarão as oportunidades e oferecerão melhor remuneração”, afirmou o secretário de Trabalho e Economia Solidária, Luiz Henrique Lula.

O Boletim Macro Regional – Nordeste é uma ferramenta da FGV-IBRE que analisa a economia da região, abordando aspectos como PIB regional, atividade econômica, mercado de trabalho, inflação e comércio exterior, além de estudos especiais sobre o cenário econômico nordestino.

Fonte: Governo do Maranhão

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/03/maranhao-registra-crescimento-economico-nos-setores-de-comercio-servicos-e-industria-em-2024/