
O Maranhão registrou maior redução no desmatamento do Cerrado entre agosto de 2024 e julho de 2025, em comparação com o mesmo período anterior. A redução no estado foi superior à média nacional, que ficou em 20,8%. Os dados foram divulgados pelo Governo Federal e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) na semana passada.
A redução no Cerrado teve um recuo de 34,05%, o maior da história, caindo de 1.897,44 km² para uma área de 1.251,35 km². No mesmo período, a Amazônia maranhense também registrou queda no desmatamento, uma redução de 32,91%.
Outro dado importante com influência sobre o desmatamento apresentou resultado positivo. A quantidade de focos de calor no Maranhão registrou um recuo de 28,89% de 1º de janeiro a 11 de agosto de 2025 em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Pedro Chagas, os dados mostram o tamanho do esforço que o Governo do Maranhão vem realizando para combater o desmatamento. “Estamos promovendo ações contínuas não só para reduzir a perda da vegetação nativa, mas para recuperar áreas florestais mostrando que é possível fazer um desenvolvimento sustentável aliado à muita prevenção e trabalho integrado”, afirmou.
A Sema realiza diversas ações como parte dos programas Floresta Viva e Maranhão Sem Queimadas, iniciativas que fazem parte da estratégia do Governo para combater impactos ambientais e recuperar áreas degradadas. É um conjunto de medidas que envolve intensificação do combate às queimadas no período de estiagem, monitoramento e prevenção de desastres ambientais, ações de fortalecimento das unidades de conservação e fiscalização.
*Fonte: Governo do Maranhão
Fonte: https://oimparcial.com.br/meio-ambiente/2025/08/maranhao-registra-maior-queda-no-desmatamento-do-cerrado-com-reducao-de-3405/