O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou um plano de ação para encontrar criminosos foragidos que são considerados de alta periculosidade. O Programa Captura, lançado pelo ministro Ricardo Lewandowski na segunda-feira (8), conta com a plataforma gov.br/captura, que disponibiliza dados dos 216 mais procurados do país.
O site conta com cerca de oito foragidos de cada uma das 27 unidades da federação, selecionados pelos governos locais. Para selecionar os nomes a integrar a lista, os responsáveis levaram em consideração critérios estabelecidos em portaria do MJSP, que incluem a gravidade e natureza do crime cometido, existência de mandados de prisão vigentes e vinculação com organizações criminosas.
O Maranhão também está na lista nacional com oito nomes considerados prioritários. São eles:
João Pedro Cardozo Nascimento
Gedevan Barbosa Gonçalves

Raimundo Nonato Araújo de Sousa

Macivaldo Ramos Damassena

Clauton Barbosa Gonçalves

Edison Soares Ribeiro

Lucas do Espírito Santo Cruz da Silva

Legilson da Silva Carneiro

Com a inclusão dos alvos estaduais numa base única, o Ministério da Justiça afirma que a nova ferramenta permitirá respostas mais rápidas, maior integração entre órgãos de segurança e operações de captura com alcance nacional.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/12/maranhao-tem-8-nomes-na-lista-vermelha-dos-criminosos-mais-perigosos-do-pais/
