8 de fevereiro de 2025
Túnel de 30 metros é descoberto no Complexo Penitenciário de
Compartilhe:

O Maranhão zerou o percentual de pessoas analfabetas no sistema prisional do estado, segundo o novo levantamento da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), divulgado nessa quinta-feira (5).

De acordo com a pesquisa feita em conjunto com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), o Maranhão conseguiu alcançar o marco em 2022, quando passou a ter a taxa de 0,01% dos internos em situação de analfabetismo.

Conforme destaca o coordenador nacional de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da SENAPPEN, Rodrigo Dias, os números são reflexo direto das iniciativas adotadas para ampliar o acesso à educação nas prisões:

“Estados como Amazonas, Maranhão e Santa Catarina já erradicaram quase completamente o analfabetismo em seus sistemas prisionais. Este é um resultado do esforço coletivo e da efetiva implementação de políticas públicas voltadas à inclusão educacional em ambientes de privação de liberdade”, comemora.

Os avanços ressaltam a importância de uma abordagem integrada entre educação e reintegração social no sistema penitenciário, promovendo cidadania e perspectivas de mudança para pessoas em situação de privação de liberdade.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2024/12/maranhao-zera-analfabetismo-entre-presos/