
A maranhense Rayssa Leal será uma das atrações da Street League Skate Boarding (SLS), que chega a Brasília pela primeira vez, com disputas no sábado e domingo. A competição também vai contar com outras estrelas do esporte, incluindo Pâmela Rosa, Felipe Gustavo, Luan Oliveira, Kairi Netsukem, entre outros competidores.
A etapa de Brasília vai inaugurar, pelo menos no Brasil, a disputa do formato Spot Takeover. Os skatistas poderão realizar sete de suas manobras. As três melhores notas serão computadas para o resultado final. Em caso de empate no geral, o atleta que possuir o melhor “trick” vence.
A disputa começou na cidade de Miami (EUA) onde e Rayssa foi a campeã pela 13ª vez. Nesta temporada, Rayssa obteve vitória na Liga Mundial, chegando ao 1º lugar no ranking mundial do skate street, além de bom desempenho na Copa do Mundo, na Itália.
Esta é a primeira vez que o Brasil recebe duas etapas da SLS no mesmo ano. Além de Brasília, a cidade de São Paulo é a casa da SLS Super Crown World Championship. As últimas três edições do evento foram realizadas em terras paulistanas.
Além da etapa inédita em Brasília, o Brasil será sede, pelo terceiro ano consecutivo, da grande final mundial do campeonato: o SLS Super Crown, que ocorre nos dias 6 e 7 de dezembro, no Ginásio do Ibirapuera (SP) — marcando a primeira vez que o país sedia duas etapas no mesmo ano.
Estrutura
O SLS Brasília terá estrutura de festival, com ativações culturais, DJs ao vivo, food trucks e experiências interativas para todas as idades.
“Apoiar um evento do porte da SLS é reafirmar o compromisso de Brasília com o turismo responsável, a promoção do esporte e a valorização da juventude”, afirma o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo. “Vamos mostrar ao mundo que nossa cidade está pronta para grandes experiências esportivas e culturais.”
Desde 2010, a Street League Skateboarding tem transformado o skate de rua em espetáculo global, reunindo atletas, marcas, comunidades e fãs em torno de experiências de inclusão, inovação e sustentabilidade. O evento na capital federal reforça esse compromisso, alinhando-se às políticas públicas de promoção da economia criativa e da cultura urbana.
Coleção de títulos
Rayssa Mendes Leal (Imperatriz, 4 de janeiro de 2008) foi vice-campeã olímpica nos Jogos Olímpicos de Verão de 2020 em Tóquio, sendo a mais jovem medalhista olímpica brasileira.
Em 2024, conquistou o bronze nos Jogos Olímpicos de Paris. Além disso, é campeã pan-americana, vencendo a medalha de ouro no skate street dos Jogos Pan-Americanos de 2023, realizados em Santiago, no Chile, marcando a primeira medalha de ouro da delegação brasileira nessa edição do Pan Rayssa foi ainda medalhista de ouro nos X Games duas vezes e campeã mundial no World Skate Games de 2022 e 2024. Também é a primeira e única tricampeã mundial da Street League Skateboarding, na categoria feminina.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/07/maranhense-rayssa-leal-e-atracao-da-sls-em-brasilia/