O Maranhão ganhou, nesta semana, um marco inédito para celebrar quem impulsiona o desenvolvimento local: a 1ª Medalha do Mérito Empreendedor do Sebrae Maranhão. Criada pelo Conselho Deliberativo (CDE), a iniciativa chega para reconhecer pessoas e instituições que fazem a diferença nos pequenos negócios e fortalecem o empreendedorismo maranhense.
Com o espaço Zeca Belo lotado no Multicenter Negócios e Eventos, o clima era de celebração e orgulho. “A Medalha do Mérito Empreendedor é a materialização de um propósito. O estado cresce quando acredita nos seus empreendedores”, afirmou o presidente do CDE do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo.
A primeira edição teve como patrono o empresário e engenheiro civil Edilson Baldez das Neves, presidente da FIEMA e ex-presidente do CDE do Sebrae Maranhão. Referência na defesa da indústria e no apoio ao ambiente empresarial, ele recebeu a placa de homenagem das mãos de Celso Gonçalo. “Cada desafio e cada parceria foram decisivos para eu chegar até aqui. Essa homenagem celebra não só a minha trajetória, mas todo o trabalho feito ao lado dos pequenos negócios”, agradeceu Baldez.
Um momento histórico para o Maranhão
A Medalha do Mérito Empreendedor nasce como a primeira iniciativa exclusiva do Maranhão dedicada a reconhecer quem move a economia por meio do empreendedorismo e que transforma realidades com inovação, liderança e responsabilidade social.
A solenidade reuniu empresários, comunicadores, representantes de instituições e autoridades municipais e estaduais, como Marco Moura, secretário Adjunto de Indústria, Comércio e Serviços do Maranhão, e Esmênia Miranda, vice-prefeita de São Luís, que compuseram o dispositivo de honra ao lado da presidência e da diretoria executiva do Sebrae Maranhão. Durante os discursos, a vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, evidenciou a força simbólica do reconhecimento.
“Quando falamos em reconhecer o empreendedor, não estamos falando apenas de um agradecimento. Esse reconhecimento vai muito além disso. Ele atua como um grande catalisador para o crescimento e para o movimento dos negócios. Existe uma valorização real da entrega e da dedicação desses empreendedores, que hoje são homenageados”, frisou Miranda.
O secretário Marco Moura destacou a importância da parceria com o Sebrae.
“Este reconhecimento é de suma importância para fortalecer quem empreende. É isso que o Sebrae faz: melhora diariamente a vida das pessoas por meio do apoio e da orientação aos negócios. O Sebrae é um grande parceiro do Governo do Estado, promovendo ações como o Cidade Empreendedora, programa que está sendo implantado nos 217 municípios maranhenses e que tem ampliado oportunidades, impulsionado iniciativas e transformado realidades”, declarou Moura.
Inspiração para criar
A noite ainda contou com o talk show “Inovar é Viver: O Empreendedorismo como Caminho de Sentido”, conduzido pelo psicanalista e escritor Cidinho Marques, que trouxe reflexões sobre como o empreendedorismo é força transformadora e motor de mudança.
Leia também:
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/11/maranhenses-recebem-honraria-inedita/
