O site Margem Equatorial, plataforma de comunicação do Projeto de Caracterização e Monitoramento de Cetáceos (PCMC) da TGS abriu inscrições para formação de um Banco de Talentos para atender futuras oportunidades de empregos na região, que se estende do Amapá ao Rio Grande do Norte, no litoral do Brasil.
Realizado desde o ano passado, o PCMC foi uma exigência do Ibama estabelecida no processo de licenciamento ambiental da pesquisa marítima para levantamento de dados geológicos da TGS nas bacias do Pará-Maranhão e Foz do Amazonas, na Margem Equatorial brasileira. As atividades incluem o monitoramento de praias – para atuar e analisar encalhes de baleias, botos e golfinhos – e ações de educação ambiental em comunidades locais.
Segundo João Correa, Country Manager da TGS no Brasil, o Banco de Talentos da Margem Equatorial é uma forma de valorizar o profissional local.
“Não temos a menor dúvida da importância da Margem Equatorial como uma grande chance para o Brasil reduzir a desigualdade regional, levando novas qualificações para o mercado de trabalho local, gerando novos empregos e renda para a população de estados. Essa é a ideia do Banco de Talentos: incentivar a capacitação e a empregabilidade garantindo, principalmente, que os empregos sejam ocupados prioritariamente por mão de obra local”, afirma o executivo, acrescentando que o Banco de Talentos atenderá, inicialmente, as demandas da operação da empresa na região, mas poderá ser utilizado, o futuro, por outras companhias.
Oportunidades para biologia, oceanografia, veterinária e profissionais de áreas correlatas
O Banco de Talentos da Margem Equatorial está recebendo, inicialmente, para formação do cadastro de reserva, currículos de profissionais formados em biologia, oceanografia, veterinária ou áreas correlatas.
Profissionais dessas áreas podem atuar como observadores de biota, operadores de monitoramento acústico e técnicos ambientais em navios que, atualmente, realizam a Pesquisa Sísmica Marítima na região (veja descrição dos cargos abaixo).
“O banco de talentos serve para agilizar o processo de recrutamento e seleção de profissionais para atuar nos projetos da Margem Equatorial brasileira. Com ele podemos antecipar as futuras necessidades de contratação e localizar mais rapidamente os profissionais que possuem as habilidades desejadas para as posições abertas”, explica Mariana Soares, da Environpact, consultoria ambiental responsável pelo projeto da TGS na Margem Equatorial.
Para fazer parte do banco de talentos, os interessados devem acessar o site pelo link: https://margemequatorialbrasil.com.br/banco-de-talentos/
Descrição dos cargos
Observador de biota (MMO – Marine Mammal Observer): Responsável por monitorar visualmente a presença de mamíferos marinhos e tartarugas marinhas na área de operação do navio, garantindo a segurança desses animais e o cumprimento das normas ambientais.
Operador de monitoramento acústico (PAM-Passive Acoustic Monitoring): Atua na coleta e análise de dados acústicos, identificando a presença de mamíferos marinhos através de equipamentos especializados.
Técnico Ambiental: Presta suporte técnico às atividades de pesquisa a bordo, implementando o Projeto de Educação Ambiental dos Trabalhadores (PEAT), Projeto de Controle de Poluição (PCP), Projeto de Comunicação Social (PCS) e Projeto de Monitoramento de Impactos de Plataformas e Embarcações sobre à Avifauna (PMAVE).
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/02/margem-equatorial-abre-inscricoes-para-formacao-de-banco-de-talentos/