8 de julho de 2025
Maternidade Benedito Leite realiza quase 2 mil partos apenas em
Compartilhe:

Nestes cinco primeiros meses de 2025 em São Luís, a Maternidade Benedito Leite realizou 1.710 partos, somando 53 mil nascimentos em 10 anos de funcionamento. Com 10 leitos no Centro de Parto Normal para acolher as mães e recém-nascidos, são realizados em média cerca de 337 partos por mês na maternidade.

A estrutura da unidade é voltada para o parto humanizado e permite que a mãe possa escolher a posição mais confortável em que deseja ter o filho, em caso de parto normal. A mãe de primeira viagem, Keice Silva Carvalho, 23, ainda bastante emocionada, relatou a experiência vivenciada no Centro de Parto Normal da Maternidade Benedito Leite. 

Fui bem recebida e acolhida pela equipe da maternidade. Eu nunca vou esquecer o cuidado da fisioterapeuta e da enfermeira quando eu estava tendo contrações e muitas dores. O meu parto foi maravilhoso e vou levar essa experiência para toda a minha vida”, relatou a mãe da pequena Melissa. 

A paciente também relatou que ainda foi surpreendida com a assistência multiprofissional recebida na unidade, após ser encaminhada pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro para ter a filha na Maternidade Benedito Leite. “Cheguei já em trabalho de parto e me deram todas as orientações. Durante o meu parto usaram vários métodos para aliviar a minha dor. Me senti muito apoiada e segura”, disse. 

No Centro de Parto Normal da Maternidade são usados métodos não farmacológicos para o alívio da dor, como aromaterapia, banho de chuveiro, massagem, movimentos com bola de pilates, entre outros. Quem também elogiou a assistência recebida foi a mãe do Ravi, Maria Eduarda, de 20 anos.  “O meu parto foi emocionante. Cheguei aqui às 8h com muitas contrações e cheia de medo. A equipe me acalmou, cuidou de mim e me fez viver um dos momentos mais emocionantes da minha vida”, afirmou. 

A coordenadora de enfermagem do Centro de Parto Normal (CPN), Mariana Barbosa,  explicou como ocorre o atendimento. “Desde a chegada da paciente trabalhamos para encorajá-la durante o seu trabalho de parto, escutamos o coraçãozinho do bebê para dar segurança e tranquilidade, ofertamos métodos não farmacológicos para alívio da dor para que elas fiquem mais tranquilas e, assim, dar continuidade ao parto. Após o nascimento, providenciamos o contato pele a pele imediatamente com o clampeamento tardio do cordão, e dequitação natural da placenta”, concluiu.

Leia também: 

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/06/maternidade-benedito-leite-realiza-quase-2-mil-partos-apenas-em-2025/