
A imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos anunciada por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, desencadeou uma onda de protestos virtuais liderada por brasileiros nas redes sociais do presidente norte-americano e da mulher, Melania Trump. A medida veio acompanhada de uma carta endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na qual Trump classificou o julgamento de Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) como uma “caça às bruxas” e uma “desgraça internacional”.
Leia também: Governo pretende regulamentar Lei da Reciprocidade em resposta ao tarifaço
A manifestação nas redes se espalhou com rapidez. Centenas de comentários com frases como “Respeite o Brasil”, “Brasil é soberano” e “Viva o Brics” passaram a aparecer não apenas em publicações recentes de Trump, mas também em postagens anteriores — muitas sem relação com a crise diplomática ou comercial. O mesmo ocorreu no perfil de Melania, onde frases como “mexeram com o país errado” e “deixem o Brasil em paz” passaram a figurar entre os comentários.
Em uma das publicações de Trump sobre uma visita ao Texas após as enchentes da semana anterior, o conteúdo foi tomado por manifestações políticas brasileiras. Já em um post de Melania anunciando um audiobook produzido por inteligência artificial, o padrão se repetiu. A falta de novas publicações após o anúncio da tarifa — feito em 9 de julho — levou os usuários brasileiros a retomarem posts antigos.
No perfil de Melania, postagens de 19 e 27 de janeiro, 27 de abril e 22 de maio foram invadidas por mensagens críticas. No caso de Trump, das 39 publicações feitas desde 14 de junho, todas receberam comentários recentes relacionados ao Brasil.

Além da defesa da soberania nacional, muitos internautas atacaram diretamente Bolsonaro, réu no STF sob acusação de liderar uma tentativa de golpe de Estado. Diversos comentários pedem que ele seja preso e ironizam a tentativa de articulação com Trump para suavizar as consequências do processo judicial no Brasil.
* Fonte: Correio Braziliense
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/07/mexeu-com-o-pais-errado-brasileiros-invadem-redes-sociais-de-trump/