19 de abril de 2025
Milhões de brasileiros residem em ruas com ao menos duas
Compartilhe:

De acordo com a pesquisa Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios, divulgada nesta quinta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),cerca de 115 milhões de brasileiros residem em ruas com pelo menos uma árvore. Tal realidade é uma das conclusões indicadas com dados do Censo 2022. 

Os milhões correspondem a 66% da população pesquisada, logo, significa dizer que a cada três pessoas, dois moravam em ruas arborizadas. Desses brasileiros, 32,1% moravam em locais que possuíam cinco árvores ou mais; 13,5%, em vias com três ou quatro árvores; e 20,4% em endereços com duas árvores no máximo.

Mato Grosso do Sul (92,5%) é o único estado com percentual acima de 90%. As menores porcentagens ficaram entre Sergipe (38,6%), Santa Catarina (41%), Acre (42,1%) e Amazonas (44,6%). O IBGE levou em consideração somente arborização em áreas públicas, excluindo assim a contagem de árvores em quintal de casas, por exemplo. Como a metodologia é distinta da utilizada no Censo 2010, não foi possível a comparação de dados de maneira exata..

A pesquisa Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios apurou informações sobre capacidade de circulação de vias, calçadas, bueiros, iluminação pública, pontos de ônibus, rampa para cadeirantes, presença de pavimentação, arborização e sinalização para bicicletas.

Aproximadamente 30 mil agentes realizaram a investigação das características dos trechos das vias onde residem as pessoas, delimitação que o IBGE nomeia como face de quadra. De maneira simples, cada face pode ser compreendida como um pedaço da quadra onde fica a residência, por exemplo, de uma esquina a outra. Logo, as árvores necessitam estar no trecho da rua em que os residentes moram para então serem consideradas.

Leia também:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/04/milhoes-de-brasileiros-residem-em-ruas-com-ao-menos-duas-arvores/