1 de outubro de 2025
Ministério da Saúde mobiliza ações de vacinação contra HPV em
Compartilhe:

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (1º) o lançamento de uma campanha nacional de multivacinação focada em crianças e adolescentes de até 15 anos. O objetivo da pasta é atualizar a caderneta de jovens que ainda não receberam imunização ou estão com doses atrasadas. A campanha acontecerá em todo o país, no período de 6 a 31 de outubro, com o Dia D agendado para 18 de outubro, um sábado.

O diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, garantiu que “todas as vacinas do calendário estarão disponíveis”, visando intensificar a vacinação. Para financiar e estimular as ações de multivacinação em nível municipal, o ministério realizou um repasse financeiro extraordinário de R$ 150 milhões a estados e municípios no início do ano.

Para a campanha, foram distribuídas 6,8 milhões de doses extras, além do envio regular. Entre elas, destacam-se 1,8 milhão de doses da vacina tríplice viral; 1,6 milhão contra a febre amarela; 1,1 milhão contra a varicela (catapora); e 2,3 milhões das demais vacinas do calendário.

Cobertura e estratégias adicionais

Dados do Ministério da Saúde mostram que, de janeiro a julho, a cobertura da vacina tríplice viral atingiu quase 91%, a da febre amarela 78%, e a da varicela, a mais baixa, 67%. Eder Gatti expressou otimismo, avaliando que a multivacinação deve não só manter, mas também fechar o ano com indicadores de cobertura vacinal melhores.

Para auxiliar na mobilização, o aplicativo Meu SUS Digital enviará alertas a mais de 40 milhões de usuários sobre a campanha, e passará a incluir funcionalidades como lembretes de doses pendentes e vinculação do cadastro de crianças ao perfil de seus cuidadores.

Foco em febre amarela, hpv e sarampo

O governo planeja um “esforço adicional” para a distribuição de doses contra a febre amarela, aproveitando a campanha para imunizar também adultos de até 59 anos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. A ação visa aumentar a proteção no período pré-sazonal, considerando o último ciclo de casos da doença.

Outra prioridade é a imunização contra o HPV em crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Atualmente, a cobertura é de 82% entre as meninas e 67% entre os meninos nessa faixa etária. A vacinação também continuará aberta, durante a multivacinação, para pessoas de 15 a 19 anos. A vacinação contra o sarampo também será intensificada, com a distribuição da vacina tríplice viral para a faixa etária de 12 aos 59 anos.

O diretor destacou que, embora o Brasil seja reconhecido como área livre da livre circulação do vírus, o aumento de casos no continente americano, especialmente na América do Norte, exige a elevação da proteção. Até 13 de setembro, foram confirmados 31 casos de sarampo no país, classificados como relacionados à importação.

LEIA TAMBÉM:

Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/10/ministerio-da-saude-lanca-campanha-para-para-vacinar-criancas-e-jovens-ate-15-anos/