5 de dezembro de 2025
Ministra do TSE pede vista e interrompe julgamento de cassação
Compartilhe:

A ministra Estela Aranha, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pediu vista e interrompeu o julgamento que analisa a cassação da chapa do Partido Social Cristão (PSC) no Maranhão nesta sexta-feira (05). O processo envolve os deputados estaduais Wellington do Curso e Fernando Braide, que tentam reverter a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) que anulou seus mandatos por suposta fraude à cota de gênero nas eleições de 2022.

O julgamento havia sido iniciado nas primeiras horas do dia no Plenário Virtual, após o relator, ministro André Mendonça, rejeitar um novo pedido das defesas para levar o caso a uma sessão presencial. A ação tramita desde agosto, acumulando sucessivas manobras para adiamento.

O TRE-MA entendeu que o PSC lançou uma candidatura feminina fictícia (candidatura laranja) para cumprir a legislação eleitoral, o que resultou na anulação de todos os votos da sigla e, consequentemente, na perda dos mandatos dos dois deputados.

As defesas, por sua vez, insistem que não houve irregularidade e que todas as candidatas atuaram efetivamente na campanha.

Com o pedido de vista, o julgamento é suspenso e será reiniciado em uma nova data a ser definida pelo Tribunal.

Leia também:

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/12/ministra-do-tse-pede-vista-e-interrompe-julgamento-de-cassacao-de-wellington-do-curso-e-fernando-braide/