18 de abril de 2025
Missa de Ramos abre rito da Semana Santa
Compartilhe:

Começa neste domingo, o rito tradicional católico da Semana Santa, trazendo à tona os últimos acontecimentos da vida de Jesus Cristo. Segundo a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, os textos litúrgicos dão a este Domingo, marcante para os cristãos, dois títulos: de Ramos e da Paixão.

Em todo o mundo, fiéis católicos celebram o Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus Cristo, em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, a Morte e a Ressurreição.

“A liturgia dos ramos não é uma repetição apenas da cena evangélica, mas um sacramento da nossa fé, na vitória do Cristo na história, marcada por tantos conflitos e desigualdades” (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil).

Nas igrejas, paróquias, comunidades e capelas de São Luís o Domingo de Ramos tem procissões, bênçãos e missas solenes. Cristãos costumam levar ramos, a fim de serem abençoados, como símbolo de sua fé.

O Domingo de Ramos tem origem em Jerusalém, quando desde o IV século, a Igreja recordava a entrada triunfal de Jesus na cidade santa realizada segundo a profecia de Zacarias: “Agora o teu rei está chegando, justo e vitorioso. Ele é pobre, vem montando num jumento” (Zc 9,9).

Foto: Divulgação

Confira o roteiro da Semana Santa até a Quarta-feira Santa e a programação de algumas igrejas para este domingo.

Domingo de Ramos

Abre solenemente a Semana Santa, com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. É chamado assim, porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão por onde o Senhor passaria montado num jumento. Isso aconteceu alguns dias antes da sua Paixão, Morte e Ressurreição.

Segunda-Feira Santa

Nesse dia, proclama-se, durante a Missa, o Evangelho segundo São João. Seis dias antes da Páscoa, Jesus chega a Betânia para fazer a última visita aos amigos de toda a vida.

Terça-Feira Santa

A mensagem central desse dia passa pela Última Ceia. Hora crucial de Jesus. Cristo sente, na entrega, que faz a “glorificação de Deus”, ainda que encontre, no caminho, a covardia e o desamor.

Quarta-feira Santa

Em muitas paróquias, especialmente no interior do país, realiza-se a famosa “Procissão do Encontro” na Quarta-feira Santa. Os homens saem, de uma igreja ou local determinado, com a imagem de Nosso Senhor dos Passos; as mulheres saem de outro ponto com Nossa Senhora das Dores.

Acontece, então, o doloroso encontro entre a Mãe e o Filho. O padre proclama o célebre “Sermão das Sete Palavras”, fazendo uma reflexão, que chama os fiéis à conversão e à penitência.

Programação das Missas

– Catedral da Sé (Praça Pedro II-Centro)
10h e 17h30

– Matriz Santa Paulina (Residencial Pinheiros-Cohama)
07h – Procissão e Missa
10h – Missa
19h – Missa

– Santuário de Ribamar (São José de Ribamar)
Missas às 6h, 8h30, 11h, 15h, 17h, 18h30;
Procissão às 16h (Saída da Comunidade de Nossa Senhora das Graças)

– Igreja do Carmo (Praça João Lisboa-Centro)
07h e 17h

– Santuário de Nazaré (Cohatrac)
6h30 – Missa no Santuário
7h30 Procissão das Crianças
9h – Missa das Crianças no Santuário
16h30 – Grande Procissão de Ramos
18h – Missa no Santuário

Fonte: https://oimparcial.com.br/religiao/2025/04/missa-de-ramos-abre-rito-da-semana-santa/