27 de abril de 2025
Vaticano atualiza estado de saúde do papa Francisco e revela
Compartilhe:

Neste domingo, 27, faz 7 dias que o Papa Francisco partiu da vida terrena, e todas as igrejas celebrarão o sétimo dia. Em São Luís, por exemplo, missas serão realizadas na Catedral Metropolitana (Igreja da Sé, na Praça Pedro II), às 10h. Também na Paróquia Divina Misericórdia, na Cidade Olímpica, haverá celebração.

Na noite de ontem (25), teve início o rito de fechamento do caixão do Papa Francisco. A cerimônia litúrgica presidida pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana, marcou o fim do velório aberto na Basílica de São Pedro, onde mais de 128 mil pessoas prestaram homenagens a Francisco.

Em função da morte do papa, a comunidade católica de todo o mundo alterou seu calendário religioso. Em São Luís, a recomendação da Arquidiocese foi que todas as paróquias, até o sétimo dia, que vai ser neste domingo, rezassem pelo Papa. De acordo com Dom Gilberto Pastana, Arcebispo de São Luís, as comunidades estão fazendo suas homenagens.

“O povo é muito criativo. Dentro da liturgia, fazem uma ou outra homenagem, levam uma fotografia, lembram das frases, lembram dos ensinamentos. Isso é muito bonito, ver as comunidades fazerem isso”, disse Dom Gilberto.

Também foi pedido para que a comunidade católica rezasse pelo conclave. Pela norma, os cardeais terão de 15 a 20 dias após a morte do papa para iniciar o conclave. “Então, estou pedindo que todos nós rezemos, rezemos para que os cardeais possam, nessa atitude de escuta, estarem abertos à voz do Espírito, para que seja o Espírito a conduzi-los na escolha do novo Papa”, disse Dom Gilberto.
O funeral e a missa de corpo presente estão previstos para começar às 10h (5h, em Brasília) deste sábado (26) na Praça São Pedro, marcando o início do Novemdiales, antiga tradição de nove dias de luto e orações em sufrágio pela alma do pontífice.

Fonte: https://oimparcial.com.br/luto/2025/04/missa-de-setimo-dia-do-papa-francisco-sera-celebrada-em-igrejas-de-sao-luis/