23 de dezembro de 2025
MOB amplia acesso, moderniza frota e consolida mobilidade no Maranhão
Compartilhe:

Com ações voltadas à inclusão de pessoas com deficiência, fiscalização contínua dos serviços, modernização da frota de ônibus e implementação de programas inéditos, a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) ampliou o acesso ao transporte e fortaleceu a mobilidade em todo o Maranhão. Ao longo de 2025, dezenas de iniciativas lideradas pela Agência impactaram milhões de pessoas em diferentes regiões do estado e consolidaram a mobilidade urbana maranhense como referência nacional.

Mobilidade inclusiva para pessoas com deficiência

Em 2025, o Governo do Estado ampliou o alcance do Programa Travessia com a criação de uma quinta modalidade, voltada à oferta de vouchers para uso gratuito de transporte por aplicativo por pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Referência nacional em políticas públicas de mobilidade acessível, o programa garantiu, durante todo o ano, transporte gratuito para mais de 17 mil usuários em 46 municípios maranhenses por meio de vans adaptadas.

A frota de 32 vans viabiliza deslocamentos diários para tratamentos de saúde, esporte, cultura e lazer. Já a nova modalidade, denominada Cartão Travessia e implementada na Grande Ilha, ampliou de forma significativa o acesso ao benefício, resultando em crescimento superior a 200% no atendimento a pessoas com autismo e na triplicação do número de viagens realizadas na região. É a primeira vez no Brasil que um governo concede transporte nessa modalidade para pessoas com deficiência

Outro marco de 2025 foi a renovação do sistema semiurbano, com a entrega de 50 novos ônibus para a Grande Ilha. Os veículos reforçam linhas estratégicas da região metropolitana e oferecem mais conforto, segurança e acessibilidade aos usuários.

Desde 2024, mais de 130 ônibus foram incorporados ao sistema semiurbano, o que representa a renovação de cerca de um terço da frota que opera na Grande Ilha — uma das maiores modernizações do transporte metropolitano do Maranhão.

Para garantir a qualidade dos serviços, a MOB realizou fiscalizações diárias, presenciais e remotas, por meio do Centro de Controle Operacional do Semiurbano (CCO). O trabalho também se estendeu ao transporte rodoviário e alternativo, com milhares de veículos vistoriados na Grande Ilha e em Imperatriz. Em datas estratégicas, como Carnaval, Corpus Christi e Enem, a Agência assegurou a gratuidade dos ônibus, facilitando o deslocamento da população em períodos de grande demanda.

Inovação e avanços no transporte alternativo

O transporte alternativo também registrou avanços significativos com a implementação do Programa Transporte Alternativo para Todos. A iniciativa inédita no Maranhão possibilitou a redução da tarifa de R$ 5,00 para R$ 4,20 ao usuário, por meio de subsídio estadual destinado aos operadores do sistema.

O subsídio funciona como incentivo à regularização do transporte alternativo, já que apenas operadores regularizados têm direito ao benefício. A medida garante equilíbrio econômico aos trabalhadores e contribui para a melhoria contínua da qualidade do serviço prestado à população. A implantação começou na Grande Ilha e deve ser expandida gradualmente para outras regiões, como Imperatriz.

Outro destaque foi a inauguração do Terminal de Passageiros da Baixada e Litoral Ocidental, o primeiro e único terminal de transporte alternativo do Brasil. A obra atendeu a uma demanda histórica de mais de 40 anos e hoje recebe quase 4 mil pessoas por dia, transformando a mobilidade na região da Baixada Maranhense.

Ainda no campo da inovação, a MOB iniciou os testes com o primeiro ônibus 100% elétrico do estado. O veículo integra um estudo técnico que irá subsidiar a avaliação sobre a viabilidade de adoção dessa tecnologia no sistema semiurbano, alinhando o Maranhão às soluções sustentáveis de mobilidade.

Em parceria com a Polícia Militar, a MOB também iniciou as interdições da Avenida Litorânea para práticas esportivas. A ação garante mais segurança e organização para atletas e para a população que utiliza o espaço para lazer e atividades físicas.

“Ao longo de todo o ano, seguimos as orientações do governador Carlos Brandão, ouvindo a população e dialogando com os operadores dos diferentes modais de transporte para construir soluções reais. Esses resultados demonstram que a MOB está comprometida com o aprimoramento da mobilidade no Maranhão. É com muita alegria que percebemos o impacto positivo dessas ações no deslocamento de milhões de pessoas”, destacou o presidente da MOB, Adriano Sarney.

Com um balanço positivo, a Agência encerra 2025 reforçando seu papel estratégico na organização do transporte no Maranhão e segue em movimento para ampliar, em 2026, as ações que garantem mais acesso, eficiência e dignidade à população.

Fonte: Governo do Maranhão

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/12/mob-amplia-acesso-moderniza-frota-e-consolida-mobilidade-no-maranhao-em-2025/