
A partir deste sábado (6), o “Trilhas para a Prosperidade” vai ofertar mais de 20 atividades gratuitas, entre elas, oficinas variadas, na região do Itaqui-Bacanga — que é um dos cinco territórios criativos priorizados pelo Mobiliza SLZ — e na zona rural de São Luís.
As ações são focadas na sustentabilidade, tanto na esfera ambiental quanto social.
“O cuidado com o planeta começa em cada quintal, em cada prato cheio, em cada escolha consciente. Todo morador, criança, ancião, artista e agricultor é protagonista da mudança. Por isso, neste encontro de múltiplos caminhos, saberes e afetos, reafirmamos: o futuro que buscamos é justo, vivo e começa em nós. A prosperidade anda de mãos dadas com o bem viver coletivo”, destaca Déborah Arruda, coordenadora de Programas e Projetos do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), responsável pelas atividades.
Feiras criativas
Feira de empreendedorismo feminino ocorrerá neste sábado (6) e domingo (7), das 8h às 15h, na Avenida Principal do Residencial Amendoeiras, no bairro Maracanã. No sábado seguinte, 13 de setembro, o bairro Vila Embratel vai receber uma feira de empreendedorismo dedicada à gastronomia e ao artesanato, das 9h às 17h, no Clube CB 450. No mesmo dia, a Feira Cultural e Social dos Artesãos do Bairro do Sá Viana vai acontecer das 16h às 22h, no ponto final do ônibus Sá Viana.
Oficinas
No sábado (6), o público vai aprender a criar biojoias a partir de caroço de juçara, na União de Moradores de Alegria Maracanã, e na terça-feira (9) será apresentado a técnicas para fazer diferentes tipos de tranças, na União de Moradores de Camboa e Nova Camboa dos Frades, no Itaqui. Ambas as ações iniciarão às 14h.
No dia 11 de setembro, às 9h, o Estaleiro Escola, no bairro Alto da Esperança, abrigará oficinas de pesos de porta, de biojoias e de fabricação de agendas e sacolas de papel. Às 14h30, na Biblioteca Comunitária da Vila Maranhão, será oferecida oficina cultural de bonecos para teatro.

O dia 12 será repleto de agendas, com a maior parte delas concentradas no turno da tarde. Às 9h30, haverá oficina de sacolas recicladas no Instituto Rosa Dália, no Residencial Paraíso. Às 14h, será realizada oficina de cestas recicladas, na União de Moradores de Argola e Tambor, e de culinária utilizando a juçara como matéria-prima, na União de Moradores de Alegria Maracanã. Às 14h30, a Biblioteca Comunitária da Vila Maranhão receberá mais uma oficina de confecção de boneco para teatro. Por fim, às 15h, uma oficina de costura ocorrerá no Clube de Mães da Vila Verde.
Marketing digital com foco em pequenos negócios e reaproveitamento de alimentos serão assuntos abordados por duas oficinas programadas para começar às 9h30 do dia 13 de setembro, no Clube CB 450. No mesmo dia, o Grêmio Cultural e Recreativo do Anjo da Guarda vai sediar ação denominada “Rota das Sensações”, que vai trazer oficinas de grafite, precificação, marcenaria básica, brinquedos, água perfumada para tecidos, escalda-pés e defesa pessoal, das 16h às 19h.
Dança

Aulas de reggae e zumba prometem agitar a programação! No sábado (6), às 14h, a União de Moradores do Bairro do Sá Viana será palco de oficina de reggae roots. No dia 13, será a vez da zumba, com aulão no Clube CB 450, às 8h30, e aula voltada a idosos no Grêmio Cultural e Recreativo do Anjo da Guarda, a partir das 16h, como parte da “Rota das Sensações”.
Passeio guiado
O “Projeto APA Maracanã: Sua História em Trilha Ecológica, Cultural, Arte e Versos de Cordel” vai compartilhar saberes, manifestações culturais, histórias, lendas e fazeres do território do Maracanã em cordel durante trilha com exposição de objetos que marcam o passado e o presente da comunidade. A atividade está marcada para o dia 10 de setembro, às 8h, saindo do Recanto Turístico da Companhia Juçara com Farinha, no Maracanã, e demanda inscrição prévia por meio do número (98) 98486-8014.
Ação de saúde e mesa redonda
No último dia do “Trilhas para a Prosperidade”, 13 de setembro, serão disponibilizados serviços de saúde, como aferição de pressão, vacinação, saúde mental e autocuidado, no Clube CB 450, Vila Embratel, das 9h às 17h. Também no local, às 10h30, uma mesa redonda vai discutir os fundamentos para a conservação dos mangues e o papel da coleta seletiva nos ecopontos de São Luís para o desenvolvimento sustentável.
A programação completa do Mobiliza SLZ 2025 pode ser verificada diretamente no site oficial do movimento, em mobilizaslz.com.br, ou no Instagram @mobilizasaoluis.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/mobiliza-slz-oferece-oficinas-aulas-de-danca-e-acoes-de-saude-na-regiao-itaqui-bacanga-e-zona-rural/