
O renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado faleceu nesta sexta-feira (23), aos 81 anos, em Paris. A informação foi confirmada pelo Instituto Terra, organização ambiental que ele fundou ao lado da esposa, Lélia Wanick Salgado. A causa da morte não foi divulgada.
“Sebastião foi muito mais do que um dos maiores fotógrafos de nosso tempo. Ao lado de sua companheira de vida, Lélia Deluiz Wanick Salgado, semeou esperança onde havia devastação e fez florescer a ideia de que a restauração ambiental é também um gesto profundo de amor pela humanidade. Sua lente revelou o mundo e suas contradições; sua vida, o poder da ação transformadora”, destaca a nota divulgada pelo Instituto.
Nascido em 1944 na cidade de Aimorés, em Minas Gerais, Salgado deixa dois filhos. Sua trajetória na fotografia começou em 1973, e desde então ele percorreu mais de 100 países documentando aspectos profundos da condição humana e do meio ambiente.
Reconhecido internacionalmente como um dos maiores nomes da fotografia contemporânea, Salgado era mestre em retratar, em preto e branco, tanto a alma humana quanto a do planeta. Seu olhar sensível captou desde eventos históricos até a vida de pessoas anônimas, revelando com profundidade as belezas e feridas da Terra.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/05/morre-o-fotografo-brasileiro-sebastiao-salgado-aos-81-anos/