1 de agosto de 2025
Morre o fotógrafo Ribamar Cavalcante, referência do fotojornalismo maranhense
Compartilhe:

O fotógrafo José de Ribamar Rodrigues Cavalcante faleceu na madrugada desta quinta-feira (31), em São Luís, enquanto estava internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Luizão, onde recebia cuidados médicos há cerca de dois meses.

Segundo informações repassadas pelos médicos à família, o óbito ocorreu por volta das 2h20, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Cavalcante vinha enfrentando, desde o ano passado, sérios problemas de saúde relacionados a complicações cardíacas e renais.

Conhecido apenas como Cavalcante, ele teve uma trajetória marcante no fotojornalismo maranhense, com passagens por diversos veículos e participação em quase todas as redações jornalísticas da capital.

Foi o principal fotógrafo da equipe que lançou o Jornal de Hoje, fundado em 10 de julho de 1981 pelo jornalista e empresário cearense Raimundo Nonato Cordeiro Filho. Posteriormente, a direção do jornal passou às mãos do então senador João Castelo, que transferiu a sede da publicação para um prédio na Rua Cândido Ribeiro (antiga Rua das Crioulas).

Durante esse período, o escritor e ex-deputado Bernardo Coelho de Almeida assumiu o cargo de editor-geral, liderando uma equipe considerada uma das mais qualificadas do jornalismo local, composta por repórteres, fotógrafos e redatores.

Cavalcante teve atuação de destaque em coberturas importantes, como a campanha eleitoral de Dona Gardênia, em 1985, quando ela venceu o então deputado Jaime Santana, candidato da coligação “Força Total”, na disputa pela Prefeitura de São Luís.

De acordo com familiares, na semana anterior ao falecimento, o fotógrafo demonstrou breve melhora e fez um último desejo: não queria velório nem manifestações de tristeza em sua despedida. O sepultamento está previsto para as 15h desta quinta-feira (31), no Cemitério do Gavião, em São Luís.

Fonte: Oinformante

Leia também:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/07/morre-o-fotografo-ribamar-cavalcante-referencia-do-fotojornalismo-maranhense/