
Entre os dias 5 e 9 de junho, artistas circenses vão percorrer comunidades quilombolas do Maranhão, nos municípios de São Luís, Anajatuba e Santa Rita, levando espetáculos de palhaçaria, teatro de bonecos e música. A Mostra traz em seu repertório espetáculos circenses do coletivo “O Circo tá na rua”, do Maranhão, da Família Los Iranzi , e do Palhaço Aperreio, da Paraíba, para um encontro entre o riso do picadeiro e a força dos territórios quilombolas.
A Mostra de Circo Quilombos do Maranhão começou ser pensada em 2022, quando o produtor cultural Antônio Sobreira (Palhaço Aperreio) trouxe para São Luís o projeto Encanta Cordel, também incentivado pelo Instituto Cultural Vale e Lei Rouanet com o objetivo de trabalhar com o Patrimônio Cultural do Cordel, que percorreu algumas comunidades quilombolas do Maranhão, nas cidades de Santa Rita, Anajatuba e área urbana de Bacabeira.
O Circo tá na rua
O Coletivo “O Circo tá na rua” surgiu no ano de 2013, como forma de democratizar a arte circense e levar entretenimento diretamente às ruas, por meio de encontros semanais oferecendo a população o acesso aos materiais para o aprendizado das técnicas circenses, em um grande treino coletivo, construindo um espaço de formação, discussão e revitalização da arte circense, em praça pública, no centro histórico de São Luís.
O Circo Tá na Rua funciona em rede com diversos outros grupos culturais locais que atuam na ocupação de espaços públicos promovendo ações sociais e culturais voltadas à comunidade. De forma independente, em pouco tempo, o projeto tornou-se referência para artistas de circo locais e viajantes do Brasil e do mundo que buscam trocar experiências circenses, haja vista ser o único lugar da cidade de São Luís que oferece vivência gratuita de circo para qualquer pessoa de todas as idades.

Dentre as principais atividades, além da oficina de circo que acontece semanalmente, as que compõem o calendário de ações do grupo são: a “Caravana O Circo Tá na Rua”, o “Festival de Circo em São Luís”, o “Sarau de Segunda” e o projeto “Vem Andar e Voa”. Tem em seu repertório espetáculos de palhaçarias, malabaristas, mágica, pirofagia, pernas de pau, acrobacia aérea, dentre outros.
Essa mostra inclui também o Coletivo de Mulheres Negras, da CASA DAS PRETAS, do Bairro Coroadinho, em São Luís, por serem parceiras desde 2022, e por terem trabalho valioso em sua comunidade, fortalecendo suas ações sociais que irá culminar com a Mostra de Circo Quilombos do Maranhão.
PROGRAMAÇÃO
Anajatuba (5/6 quinta-feira) – Escola Quilombo Queluz Lançamento do projeto
14h – “Nascimento de Casimiro Coco Babau” com a Família Los Iranzi – PB
16h – “Com Quantas Palhaças se faz um circo” com o Coletivo O Circo Tá na Rua – MA
Santa Rita (6/6 sexta feira) – Quilombo Recurso
16h – “Não pode Ser Aqui” com o Palhaço Aperreio – PB
17h – “Nascimento de Casimiro Coco (Babau)” com a Família Los Iranzi – PB
Anajatuba (7/6 sábado) – Quilombo São Pedro
16h – “Não pode Ser Aqui” com o Palhaço Aperreio – PB
17:30h – “Com Quantas Palhaças se faz um circo” com o Coletivo O Circo Tá na Rua – MA
Santa Rita (8/6 domingo) – Quilombo Liberdade
17:30h Brincando de Ser Brincantes Circo – Família Los Iranzi – PB
18:30h – “Com Quantas Palhaças se faz um circo” com o Coletivo O Circo Tá na Rua – MA
São Luís (9/6 segunda-feira) – Casa das Preta (Coletivo Mulheres Negras) Coroadinho
15h – Brincando de Ser Brincantes Circo – Família Los Iranzi – PB
19h – Com Quantas Palhaças se faz um circo – Coletivo O Circo Tá na Rua – MA
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/06/mostra-de-circo-quilombos-do-maranhao-sera-realizada-em-sao-luis-anajatuba-e-santa-rita/