A liderança do Estadual não foi alterada na quarta rodada, pois o Maranhão Atlético derrotou o Imperatriz na noite de sábado por 1 a 0 (gol de Will) e chegou aos 10 pontos. A disputa maior neste domingo foi pela segunda posição, nos dois jogos disputados na capital, mas enquanto o Moto Club bateu o IAPE, o Sampaio parou no empate com o Luminense e foi ultrapassado pelo Tuntum, que derrotou o ITZ em Imperatriz, por 2 a 1.
Moto 1 x 0 IAPE
Sob os olhares do novo técnico Fernando Tonet, o Moto Club entrou em campo no Nhozinho Santos para enfrentar o IAPE. O placar foi movimentado logo aos 16 minutos, quando Jean mandou para o fundo das redes, após receber lançamento do meia Pio. O Canarinho ainda buscou a igualdade no marcador, mas não foi feliz nas finalizações e por pouco não tomou o segundo gol. O resultado deixou o Papão na segunda colocação, com 9 pontos ganhos e muito próximo da classificação.
Na segunda etapa, o Papão voltou ainda mais agudo. Em cinco minutos, duas oportunidades. Na mais cristalina, Pio recebeu livre na direita e em vez de fazer o cruzamento, de dentro da área bateu direto, longe do gol.
As investidas rubro-negras continuaram, porém, o IAPE se defendeu muito bem e até pressionou em busca do empate até nos minutos finais, mas não deu. O Papão chegou aos 9 pontos e à vice-liderança.
Os dois próximos adversários do Rubro-Negro são o Imperatriz, quarta-feiraq, no Castelão (28), às 19h30, e domingo em São Luís, no Dário Santos ou Nhozinho, 16h.

Quem é Fernando Tonet?
Gaúcho de Caxias do Sul, Fernando Tonet tem passagens por Santa Cruz-RN, Piauí, Alecrim, Parnahyba-PI, Globo-RN, Altos e Potiguar. Em 2021 ele foi campeão piauiense pelo time do Altos.
Sampaio x Luminense
O Tricolor, com algumas alterações em relação ao time do jogo anterior, recebeu o Luminense, no Castelão na estreia do treinador Danilo Castro, que assumiu no fim de semana em substituição a Leandro Lago.
O time de Paço do Lumiar se deu bem na primeira etapa, quando saiu vencedor. O placar foi inaugurado somente aos 46 minutos, num contragolpe pelo lado esquerdo do ataque. Lúcio Maranhão pegou a defesa desprevenida e lançou o meia Bismark pelo meio. Ele bateu forte e com efeito, no canto direito do goleiro Wellington Lima.
Com as alterações feitas pelo técnico Luciano. Entraram Ball, Dimas e Emerson Carioca e saíram Gustavo Furtado, Yago Rocha e Eric Carral, o Sampaio voltou mais afoito e aos 8 minutos do segundo tempo Adriano foi derrubado na área por Daniel Bolt, que recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Matheus Moreshi cobrou e empatou: 1 a 1.
Apesar da vantagem numérica o Sampaio não conseguia entrar na área do Luminense. Novas substituições aconteceram. Histone no lugar de Matheus Moresche e Neto depois Peu, mas nada resolveu. Além disso, o meia Neto acabou sendo expulso após receber o segundo cartão amarelo. Houve muita pressão do ataque tricolor nos minutos finais, mas a bola não entrou. O empate deixou os tricolores com 7 pontos, na quinta colocação, portanto, fora do G4.
Após o final do jogo, muitos protestos dos jogadores e torcedores tricolores, reclamando a marcação errada de um toque de mão da zaga do Luminense dentro da área, marcado antes da linha pelo árbitro Adriano Carneiro.
Os jogos restantes do Sampaio Corrêa nesta primeira fase serão contra o Tuntum, no Estádio Rafael Seabra, quarta-feira, às 16h, e domingo diante do ITZ Sport, no Nhozinho Santos.
Por sua vez, o time de Paço do Lumiar vai enfrentar o ITZ, quarta-feira, no Frei Epifânio. Em seguida jogará domingo, no Castelão, diante do Maranhão Atlético.
Público: 605, pagantes: 370
Renda: R$ 6.775,00
CLASSIFICAÇÃO
1° Maranhão – 10 pontos
2º Moto Club – 9
3º IAPE – 7 (duas vitórias, saldo positivo de 1 gol)
4º Tuntum – 7 (duas vitórias e cinco gols )
5º Luminense – 7 (duas vitórias, quatro gols)
6º Sampaio – 7 (apenas uma vitória)
7º- Imperatriz – 5
8º ITZ – 1 ponto
Fonte: https://oimparcial.com.br/brasil/2026/01/moto-sobe-e-tuntum-passa-do-sampaio-maranhao-continua-isolado-na-lideranca/
