Nessa quarta-feira (11), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada para atendimento de um acidente de trânsito com ferido na altura do km 340 da BR-010, em Açailândia. Ao chegar ao local, a equipe identificou um engavetamento envolvendo cinco veículos, sendo dois caminhões, um ônibus, um carro pequeno e uma caminhonete, que foi parar debaixo de um dos caminhões, ficando totalmente destruída.
De acordo com os primeiros levantamentos e informações repassadas pelos próprios envolvidos, quatro, dos cinco veículos, estavam parados em um “siga e pare” por conta de uma obra na via, quando um dos caminhões surgiu em alta velocidade, ocupou a faixa do sentido contrário e colidiu lateralmente com o carro pequeno e com o ônibus. Após colidir lateralmente com esses dois veículos, seguiu o trajeto na contramão e colidiu na traseira da caminhonete, que foi para baixo do caminhão que estava à frente, ficando imprensada entre os dois veículos de carga. Apesar dos graves danos causados nos veículos, somente o condutor da caminhonete teve ferimentos leves. Os demais ocupantes dos outros veículos não sofreram ferimentos.
Após os primeiros atendimentos do acidente, a equipe iniciou a verificação dos documentos dos condutores, bem como da fita impressa do cronotacógrafo do caminhão que colidiu nos demais veículos. Através da fita, foi possível constatar que o motorista do caminhão, um homem de 58 anos, dirigia há no mínimo 24 horas sem interrupção, o que fez a equipe questionar sobre a ingestão de alguma substância entorpecente. O homem afirmou ter consumido comprimidos de anfetamina durante a noite anterior e a madrugada. Os policiais encontraram com ele uma cartela contendo dez comprimidos da substância ilegal, conhecidos popularmente como “rebites”.
O motorista, que transportava verduras, afirmou ainda que havia consumido os comprimidos para inibir o sono e chegar mais rápido ao destino final. Ele havia saído de São João dos Patos e seguia em direção à Belém (PA), cerca de 1.200 km de trajeto.
O homem foi preso em flagrante por conduzir com a capacidade psicomotora alterada em razão da influência de substância psicoativa que determine dependência, crime previsto no art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e por lesão corporal culposa na direção de veículo automotor, art. 302 do CTB. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Açailândia.
Somente neste início de ano, apenas nas rodovias federais que cortam o estado do Maranhão, a PRF já apreendeu mais de 800 comprimidos de anfetamina durante fiscalizações de trânsito. Na maioria dos casos, os entorpecentes foram encontrados na posse de motoristas de veículos longos e de carga.
A anfetamina é um tipo de substância psicoativa que afeta o sistema nervoso central. Ela é conhecida por sua capacidade de inibir o sono, dando uma falsa sensação de diminuição da fadiga, uma característica que tem levado alguns motoristas a fazer uso indevido dessa substância para prolongar suas viagens.
No entanto, o uso da anfetamina é expressamente proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) devido aos graves riscos à saúde e aos perigos associados à condução sob a influência dessa substância nociva, que vão de prejuízos à coordenação motora e redução da capacidade de julgamento até alucinações. A importação e comercialização dessa substancia é ilegal no Brasil.
* Fonte: PRF
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2024/09/motorista-de-caminhao-e-detido-apos-se-envolver-em-engavetamento-na-br-010-em-acailandia/