31 de outubro de 2025
Movimentos sociais do Maranhão participarão da Cúpula dos Povos na
Compartilhe:

Ao menos três delegações de movimentos sociais do Maranhão confirmaram presença na COP 30 que acontece no período de 11 a 21 de novembro em Belém (PA): militantes e dirigentes da União por Moradia Popular, Movimento Sem Terra e Fórum Carajás. Eles devem participar da programação da Cúpula dos Povos que reunirá movimentos sociais de diferentes partes do Brasil e do mundo inteiro no Campus da Universidade Federal do Pará, no bairro do Guamá, na capital paraense.

A Cúpula dos Povos acontecerá entre os dias 12 e 16 de novembro de 2025 com participação de povos e comunidades tradicionais em um espaço de mobilização e construção coletiva em defesa dos direitos, da justiça socioambiental e de um projeto de sociedade antipatriarcal, anticapitalista e antirracista.

Integrante do MAM – Movimento pela Soberania Popular na Mineração e representando o MAM no Fórum de Participação Social (órgão composto de movimentos sociais vinculado à Secretária geral da Presidência, Gilvan Alves da Silva participará como representante do fórum de participação social na entrega de um documento denominado “Vozes da Amazônia”.

O Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) estará presente, levando o povo, a luta, as cores, a música, a arte, a dança e a resistência que marcam a caminhada coletiva. Cada estado da Amazônia Legal terá um representante na mesa de diálogo e na cerimônia de entrega do documento.
O Fórum Carajás acompanha e monitora os impastos socioambientais dos grandes projetos instalados nos estados do Maranhão,Tocantins e Pará, articulando ações de resistência e reparação.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/10/movimentos-sociais-do-maranhao-participarao-da-cupula-dos-povos-na-cop-30/