
Um caso impressionante ocorreu na Espanha: uma mulher que havia sido declarada morta em um hospital de Maiorca surpreendeu a todos ao apresentar sinais vitais a caminho do próprio funeral.
Segundo o jornal britânico The Mirror, a paciente, que não teve o nome revelado, estava internada no Hospital Juan March, em Bunyola. Após piora no quadro clínico, foi declarada morta pela equipe médica. O corpo foi transferido para o necrotério e, posteriormente, para a funerária Son Valenti, onde seria preparado para o sepultamento.
No entanto, ao chegar ao local, um funcionário percebeu que ela ainda tinha pulso. A paciente também teria movido os dedos durante a verificação. Imediatamente, os paramédicos foram acionados e confirmaram que ela estava viva. A mulher foi levada às pressas de volta ao hospital. Seu atual estado de saúde não foi divulgado, e uma investigação está em curso para apurar como a declaração de morte foi feita erroneamente.
Casos semelhantes ao redor do mundo
Esse tipo de situação, embora raro, já aconteceu outras vezes. Em 2023, na Guatemala, uma mulher com sinais de desnutrição grave foi declarada morta no Hospital Geral San Juan de Dios. Cinco horas depois, dentro do necrotério, ela começou a se mover. A equipe médica foi chamada, mas, apesar dos esforços, ela não resistiu e foi novamente declarada morta.
Nos Estados Unidos, a adolescente Sammy Berko, de 16 anos, sofreu uma parada cardíaca em uma academia de escalada e foi considerada morta. Duas horas depois, começou a se mover enquanto os pais se despediam. Ela sobreviveu após reanimação prolongada.
Outro caso ocorreu no Equador, quando Bella Montoya Castro, de 76 anos, acordou dentro do caixão durante o próprio velório. Familiares escutaram barulhos vindos do caixão e perceberam que ela estava viva. Bella foi levada de volta ao hospital, mas faleceu uma semana depois.
Fonte: Estado de Minas
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/04/mulher-declarada-morta-volta-a-vida-a-caminho-do-proprio-funeral-na-espanha/