Uma mulher foi autuada em flagrante na noite desta quarta-feira (19) no Bairro de Fátima, em São Luís. Ela foi presa por abandono de incapaz e submeter o filho a situação vexatória: a criança — com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) — era mantida presa no quintal de casa.

Vizinhos da residência chamara a polícia quando ouviram a criança gritando para que uma porta fosse aberta. Eles relataram que a criança passou o dia no local com fome, até ser resgatada.

Divulgado nas redes sociais, um vídeo feito por populares confusão na residência da mulher autuada, bem como a criança trancada do lado de fora da casa. (Mais após a imagem)

Vizinhos adentram casa onde criança era mantida trancafiada no Bairro de Fátima. Créditos – Redes sociais/Reprodução

Em nota divulgada à imprensa, a Polícia Civil informou que a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente cuidará do caso. A PC-MA detalhou que a mãe foi presa por abandono de incapaz e sumissão de menor de idade ao vexame — crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) informa que o caso foi registrado na noite da última quarta-feira (19), no Plantão Central do Itaqui-Bacanga. A mãe da criança foi autuada em flagrante pelos crimes de abandono e por submeter um menor de idade ao vexame, crimes descritos no Artigo 232 do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e artigo 133 do CPB. A PC-MA informa, ainda, que o caso segue sob os cuidados da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).