10 de outubro de 2025
Mulheres ganham mais espaço no mercado de trabalho maranhense com
Compartilhe:

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta semana, mostram avanços na inserção das mulheres no mercado de trabalho maranhense. Apesar de a força de trabalho masculina ainda representar 53,1% contra 34,7% da feminina, o cenário vem mudando graças a políticas públicas implementadas pelo Governo do Maranhão, que têm ampliado oportunidades de capacitação, autonomia financeira e empreendedorismo entre as mulheres.

Um dos destaques é o Programa Maranhão Capacita Elas, executado pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu). A iniciativa leva cursos de qualificação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade social, com formações nas áreas de gastronomia, estética, costura, depilação e gestão financeira. Até o momento, o programa já capacitou 300 mulheres nos municípios de Barra do Corda, Lagoa Grande e Grajaú.

“A Caravana Maranhão Capacita Elas tem mostrado resultados concretos. Cada curso realizado significou mais independência, mais autoestima e mais oportunidades para as mulheres. Estamos construindo caminhos de transformação e justiça social”, destacou a secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha.

Para as participantes, o programa tem sido um divisor de águas.

“É importante as mulheres se capacitarem para ter mais conhecimento e uma renda melhor”, afirmou Maria do Nascimento, aluna do curso de escovista em Barra do Corda.
“Eu amo cozinhar, e tudo isso está sendo uma oportunidade de ouro para as mulheres”, completou Raquel Lima, participante da oficina de gastronomia.

Além das formações técnicas, o Maranhão Capacita Elas também oferece palestras sobre educação financeira e acesso a crédito, incentivando o empreendedorismo feminino e o fortalecimento da renda própria. Oficinas como bolos para café da manhã, aproveitamento integral dos alimentos, costura criativa em malha e como ganhar dinheiro com as redes sociais fazem parte da grade de cursos gratuitos ofertados pelo programa.

Outras iniciativas do Governo do Estado

O fortalecimento da mulher no mercado de trabalho também é promovido por outras políticas públicas estaduais, como os programas Formando e Cozinhando, Feira Delas e Ater Mulher — todos com foco na geração de renda, autonomia e inclusão produtiva.

Outro destaque é o Terras Para Elas, que prevê a emissão de 2.500 títulos de terras para mulheres e a capacitação de 5.000 trabalhadoras em manejo agrícola sustentável, bioeconomia e gestão de recursos naturais.

O levantamento do Censo Demográfico 2022, divulgado pelo IBGE Maranhão, revela que as mulheres vêm ocupando cada vez mais espaços em áreas específicas. Elas já são maioria entre os profissionais das ciências e intelectuais (66,8%), trabalhadores de apoio administrativo (62,4%) e trabalhadores de serviços e comércio (57,1%).

Apesar disso, ainda há desafios. As mulheres são minoria em funções como operadoras de máquinas (2,7%), militares e policiais (6,2%), além de representarem 44,2% dos cargos de direção e gerência. Em contrapartida, elas são maioria entre as pessoas ocupadas com nível superior (62,8%).

Os números reforçam que, embora o caminho para a igualdade de gênero no mercado de trabalho ainda demande esforços, as políticas públicas maranhenses têm sido fundamentais para acelerar essa transformação, promovendo mais oportunidades, reconhecimento e autonomia para as mulheres em todo o estado.

Fonte: Governo do Maranhão

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/10/mulheres-ganham-mais-espaco-no-mercado-de-trabalho-maranhense-com-apoio-de-politicas-publicas/