
A Nasa respondeu, pela primeira vez, sobre a teoria do professor Avi Loeb, de Harvard, de que o objeto 3I/Atlas poderia ser uma nave espacial enviada por civilizações extraterrestres. Segundo a agência, os dados reunidos até agora mostram que o corpo celeste é um cometa natural, o terceiro visitante interestelar confirmado pela ciência.
O 3I/Atlas foi descoberto em 1º de julho e impressionou por sua velocidade, quase o dobro da registrada nos anteriores, Oumuamua e Borisov. Com núcleo estimado em 5,6 quilômetros, ele também é muito maior que os outros dois objetos já observados fora do Sistema Solar. No entanto, o professor argumenta que seu brilho insinua dimensões ainda maiores, chegando a 20km de diâmetro.
O pesquisador, que lidera um trio de cientistas, publicou artigos em que descreve anomalias na trajetória e no comportamento do corpo celeste. Segundo ele, a “cauda” do 3I/Atlas parece se formar à frente, e não atrás do objeto, como nos cometas convencionais. Além disso, questiona a raridade de um objeto tão grande ter sido detectado em tão pouco tempo de observação, sugerindo até mesmo que ele poderia ser uma sonda alienígena com “intenções hostis”.
A comunidade científica, no entanto, rejeitou a ideia. “Ele tem uma cabeleira empoeirada, se comporta e parece um cometa em quase todos os aspectos. As evidências são esmagadoras de que se trata de um corpo natural”, afirmou Tom Statler, cientista-chefe da NASA para pequenos corpos do Sistema Solar, em entrevista ao jornal The Guardian.
O 3I/Atlas passará mais próximo do Sol em 29 de outubro de 2025, quando a Terra estará no lado oposto, dificultando as observações.
*Fonte: Correio Braziliense
Fonte: https://oimparcial.com.br/mundo/2025/09/nasa-responde-se-o-3i-atlas-e-ou-nao-uma-nave-alienigena/