17 de dezembro de 2025
Natal aquece o consumo e o comércio de São Luís
Compartilhe:

À medida que se aproxima o Natal, a data se confirma como a principal do ano para o comércio de São Luís do Maranhão, impulsionando vendas e gerando expectativas positivas para lojistas e consumidores, principalmente pelo pagamento do 13º salário e pelas promoções típicas do período.

Segundo a Pesquisa de Intenção de Consumo para o Natal 2025, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), cerca de 56,2% dos consumidores ludovicenses pretendem comprar presentes neste fim de ano, o que representa aproximadamente 445 mil pessoas.

A movimentação financeira do período deve atingir R$ 176 milhões, um crescimento nominal de 6% em relação a 2024 e ganho real de 1,4% após considerar a inflação. “O aumento do número de consumidores que irão às compras neste Natal mostra que o mercado está mais aquecido e que as famílias estão recuperando capacidade de consumo. A pesquisa demonstra crescimento da movimentação financeira e revela um consumidor mais planejado e atento a preço e promoções”, afirma Maurício Feijó, presidente da Fecomércio-MA.

Fluxo de pessoas intensificou nas últimas semanas

Rua Grande (Foto: Reprodução)

Na Rua Grande, principal corredor comercial da cidade, o fluxo de pessoas intensificou nas últimas semanas, com maior procura especialmente por vestuário, brinquedos e acessórios. De acordo com o levantamento, roupas lideram as intenções de compra, citadas por mais de dois terços dos consumidores entrevistados. Enquanto isso, enquanto vendedores do comércio informal aproveitam o período para complementar a renda.

O mesmo cenário é observado em bairros como Cohab, Cidade Operária e nos shoppings da capital. “A gente se preparou com maior estoque e vitrine bem organizada. A expectativa é que as vendas este ano superem as do ano passado, principalmente em roupas e calçados”, comenta Carla Ribeiro, proprietária de loja de moda na Rua Grande.

A pesquisa mostra que os consumidores ludovicenses continuam preferindo o comércio físico. As lojas de shopping e ruas comerciais tradicionais seguem na frente no ranking de locais onde a maior parte das compras deve ser realizada.

Como os consumidores estão comprando

Apesar da maior intenção de compra, muitos consumidores revelam cautela no orçamento. O gasto médio estimado por pessoa para este Natal é de cerca de R$ 395, e há uma forte busca por promoções e preço competitivo.

“Eu sempre pesquiso preço e aproveito promoções. Com o orçamento apertado, a gente precisa planejar para dar conta da ceia e dos presentes”, diz Ana Paula Ferreira, consumidora que aproveitava as compras no comércio de São Luís.

Apesar do aquecimento, comerciantes enfrentam desafios como a concorrência com o comércio eletrônico e o aumento dos preços. Para driblar as dificuldades, muitos apostam em vendas pelas redes sociais, atendimento personalizado e promoções.

Emprego e impacto econômico

Além do aquecimento nas vendas, o Natal também impulsiona o mercado de trabalho. O comércio varejista de São Luís ampliou a oferta de vagas temporárias neste fim de ano e vem registrando crescimento no número de empregos formais, parte importante para fortalecer o consumo.

Além da compra de presentes, a preparação da ceia natalina também aquece as vendas. Supermercados, panificadoras e mercados populares registram aumento na procura por itens tradicionais, como carnes, panetones e bebidas. Em São Luís, produtos regionais, especialmente peixes e frutos do mar, ganham destaque nas mesas das famílias.

Mas mesmo com o destaque econômico, o Natal em São Luís vai além do aspecto comercial. Igrejas, comunidades e entidades promovem campanhas solidárias – desde arrecadação de brinquedos até cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade – reforçando valores de partilha e convivência.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/12/natal-aquece-o-consumo-e-o-comercio-de-sao-luis/