
Nesta sexta-feira (25), o caixão com o corpo do papa Francisco foi fechado, durante cerimônia realizada na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O Santo Padre morreu na última segunda-feira (21) aos 88 anos, seu sepultamento será neste sábado neste sábado (26).
O cardeal camerlengo, Kevin Joseph Farrell, comando o rito, que contou apenas com a presença de alguns religiosos e familiares próximos. Um véu branco foi colocado sobre o rosto de Francisco durante o ritual, água benta foi aspergida sobre seu corpo, e um saco de moedas e medalhas, assim como um documento conhecido como “rogito”, que traz a biografia e feitos do papa.
Logo depois, o caixão foi lacrado com duas tampas: uma de zinco, que foi soldada, e outra de madeira. As urnas levam gravados a cruz, o nome e o brasão do pontífice.
O funeral do papa Francisco será realizado neste sábado, 26, às 10h (5h no horário de Brasília) na Praça de São Pedro. A cerimônia é repleta de ritos, dentre eles, a Missa das Exéquias, que marca o início do período de nove dias de luto e orações em homenagem ao pontífice.
Francisco buscou simplificar esses ritos e abriu mão da prática secular na qual o chefe da Igreja é enterrado em três caixões interligados feitos de cipreste, chumbo e carvalho. Em vez disso, o argentino será sepultado em um único caixão de madeira revestido de zinco.
O uso de uma plataforma elevada na Basílica de São Pedro para o velório, como aconteceu com os pontífices anteriores, também foi abolido. Os fiéis foram convidados a prestar suas homenagens enquanto o corpo de Francisco estava dentro do caixão, com a tampa aberta.
Fonte: https://oimparcial.com.br/religiao/2025/04/nesta-sexta-feira-25-caixao-com-o-corpo-do-papa-francisco-e-fechado-no-vaticano/