
O Partido Novo anunciou oficialmente, por meio de nota divulgada nesta segunda-feira (21), que o deputado estadual Wellington do Curso não faz mais parte dos quadros da legenda. O comunicado foi assinado por Leonardo Arruda, presidente estadual do Novo no Maranhão, e confirma que o rompimento ocorreu após deliberação da Comissão de Ética Partidária.
De acordo com o partido, o caso do parlamentar foi encaminhado à instância ética “sem avanços em uma saída consensual”, o que resultou na decisão liminar, em 6 de outubro de 2025, pela suspensão de sua filiação.
“Após a suspensão liminar, o partido passou a adotar os procedimentos burocráticos de comunicação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), visando a retirada oficial do nome do parlamentar do quadro de filiados”, informou o texto.
O diretório estadual ressaltou ainda que as tratativas para a desfiliação de Wellington do Curso haviam sido iniciadas antes mesmo das recentes notícias envolvendo o deputado em supostas ações incompatíveis com os princípios da legenda. Segundo a nota, a decisão se deu “diante do descumprimento de protocolos internos que exigem de seus representantes a prestação de contas do mandato”.
Na mensagem, o Novo reforçou que não tem qualquer responsabilidade sobre as ações do parlamentar, lembrando que ele se filiou à legenda em março de 2024, “período em que não havia qualquer fato que desabonasse sua conduta”.
Confira a nota na íntegra:
O Diretório Estadual do Partido NOVO no Maranhão informa que o deputado estadual Wellington do Curso não integra mais os quadros da legenda.
Antes mesmo das recentes notícias sobre suposto envolvimento em ações que não condizem com os princípios da agremiação, o NOVO já havia iniciado tratativas para sua desfiliação, diante do descumprimento de protocolos internos que exigem de seus representantes a prestação de contas do mandato.
Sem avanços em uma saída consensual, o caso foi encaminhado à Comissão de Ética Partidária, que, em 6 de outubro de 2025, determinou, em caráter liminar, a suspensão de sua filiação. Após a suspensão liminar, o partido passou a adotar os procedimentos burocráticos de comunicação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), visando a retirada oficial do nome do parlamentar do quadro de filiados.
O Partido NOVO reforça que não possui responsabilidade sobre qualquer ação do referido parlamentar, que se filiou à legenda em março de 2024, período em que não havia qualquer fato que desabonasse sua conduta.
São Luís, 21 de outubro de 2025
Leonardo Arruda
Presidente estadual do NOVO/MA
O comunicado foi finalizado reafirmando o compromisso do partido com seus valores éticos, a transparência e o rigor no cumprimento de seus princípios internos, especialmente em casos que envolvem representantes eleitos.
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/10/novo-informa-que-wellington-do-curso-esta-fora-do-partido/