
No período de 26 a 28 de março, o comandante militar do Norte, General de Exército José Ricardo Vendramin Nunes, inspecionou o 24º Batalhão de Infantaria de Selva – Batalhão Barão de Caxias.
O General esteve acompanhado do General de Divisão Carlos Feitosa, comandante da 8ª Região Militar; do General de Brigada, Nagy, chefe do Centro de Coordenação das Operações do Comando Militar do Norte; do General de Brigada Santana Netto, chefe do Estado Maior do CMN; e do General de Brigada Roberval de Almeida, comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, brigada para a qual o 24º BIS tem sua vinculação de comando direta.
Dentre as principais atividades executadas, destacaram-se a realização de um treinamento físico centralizado e a verificação de um Apronto Operacional, onde mais de 350 militares apresentaram-se com seus materiais de emprego militar, equipamentos diversos para emprego em operações de defesa da Pátria e de Garantia da Lei e da Ordem, armamentos individuais e coletivos.
O Apronto Operacional é a situação que antecede a Ordem de Marcha, o que significa dizer que todos os militares estavam em condições de seguir para qualquer missão, por um espaço de tempo definido.
Coube ainda a visita ao Centro de Lançamento de Alcântara, estrutura estratégica instalada no município de Alcântara, possibilitando a observação dos preparativos e o lançamento de um foguete teste voltado ao adestramento operacional do centro.
Encerrando a agenda na capital maranhense, o comandante militar do Norte e comitiva cumpriram agenda institucional no município de São Luís, junto as esferas dos poderes executivo, judiciário e agências governamentais.
A inspeção teve por objetivo, dar oportunidade para os comandos operacional e logístico enquadrantes observarem as possibilidades e limitações da tropa, o que favorecerá a tomada de decisão no âmbito da Força e o incremento de poder de combate ao Batalhão, importante representante do Exército junto à sociedade ludovicense.
Comando Militar do Norte tem responsabilidade territorial pelos Estados do Amapá, Pará e Maranhão e parcela do Estado do Tocantins.
Fonte: https://oimparcial.com.br/cidades/2025/03/o-24o-batalhao-de-infantaria-de-selva-recebeu-o-comandante-militar-do-norte-cmn/